X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

A evolução do Conteúdo Local nacional no mercado de óleo e gás

24 maio 2012

Petronotícias

O CONTEÚDO NACIONAL é um tema que se tornou recorrente às empresas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil. Por isso, convidamos o experiente profissional Enrico Mora, da Millenium, para dar a sua opinião sobre este assunto. A Millenium é uma das importantes empresas de certificação em conteúdo nacional. Enrico Mora, acabou de chegar de Houston, Estados Unidos, onde tambem foi participar da OTC, a maior feira de petróleo do mundo.

Observamos que o mercado brasileiro, assim como o estrangeiro, já assimilou de vez a necessidade de realizar a certificação de conteúdo local de seus produtos e serviços. No mercado brasileiro a indústria de bens segue lutando pela simplificação da metodologia de certificação, através de suas associações e entidades representativas. As sugestões estão sendo apresentadas e avaliadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) – órgão regulamentador da certificação de conteúdo local.

As empresas prestadoras de serviços estão bem adiantadas no processo de certificação, conforme divulgado pela ANP em suas apresentações. Inclusive podemos perceber uma nova figura ou cargo no mercado, o de Coordenador de Conteúdo Local. Após a OTC 2012, realizada no Reliant Park – Houston, percebemos um grande avanço nos questionamentos dos empresários e diretores de grandes e médias empresas.

Em 2011, nos perguntavam sobre o conteúdo local em sua regulamentação, custo e até segurança da informação. Ouvimos perguntas como: “não podemos somente montar nosso equipamento no Brasil?”. Já em 2012, observamos que as empresas estão interessadas em realizar seu planejamento estratégico visando atingir o mercado brasileiro, seja instalando uma o indústria ou realizando uma Joint Venture (ou qualquer outra formatação jurídica que justifique a parceria no Brasil).

Para que essa evolução acontecesse, temos que citar os profissionais que sempre defenderam a posição de que o governo brasileiro não aceitaria o descumprimento da Cláusula 20ª dos Contratos de Concessões, que versa sobre as obrigações de conteúdo local assumidas. São eles: a Diretora Geral da ANP, Sra. Magda Maria de Regina Chambriard, o Coordenador de Conteúdo Local Sr. Marcelo Mafra de Macedo e o ex-diretor da ANP, Sr. Nelson Narciso Filho.

Participe do Fórum Internacional de Executivos de Conteúdo Local

O evento reuniu os players de toda a cadeia de Petróleo e Gás para abordar como o setor deve se planejar para atender à demanda e garantir a competitividade da indústria nacional. Quais são os novos prazos e custos previstos no Plano de Negócios da Petrobras 2012- 2016 para o setor? Essas e outras questões foram esclarecidas no encontro de Conteúdo Local na indústria de P&G no Brasil.

Data: 10/08/2012

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.