X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Após registrar melhor desempenho semestral da história, crédito imobiliário deve continuar em alta

23 setembro 2013

CETIP

Após registrar o melhor desempenho semestral da história do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), quando os recursos para aquisição e construção de imóveis atingiram o montante de R$ 49,6 bilhões – 34% a mais do que em igual período do ano passado -, o crédito para o segmento deve continuar ganhando espaço no país.

Segundo estimativas da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a carteira imobiliária irá superar a de crédito pessoal dos bancos já em outubro. Com o setor em franca expansão, instituições financeiras, construtoras e avaliadores procuram ferramentas para acelerar a concessão de crédito. Foi de olho nessa demanda de mercado que a Cetip lançou, em junho, a Cetip | Plataforma Imobiliária – Gestão de Garantias.

A solução, uma inovação no mercado brasileiro, agrega eficiência, organização e agilidade a todos os elos da cadeia da avaliação de imóveis, contribuindo para reduzir o tempo e o custo do processo, além de tornar mais rápida a liberação dos recursos.

Para José Pereira Gonçalves, diretor-presidente da Nova Securitização S.A., ao reforçar as garantias vinculadas às operações imobiliárias, o produto também estimula a securitização dos papéis do setor. “Com garantias mais robustas, quem origina ou securitiza o crédito fica mais confortável”, diz.

Segundo o especialista, os dados que serão acumulados ao longo do tempo pela ferramenta tornarão possível, no futuro, criar estatísticas para identificar e avaliar adequadamente movimentos de mercado. “Hoje, não há indicadores nem modelos estatísticos confiáveis para avaliar o comportamento dos preços dos imóveis. Tudo é feito de forma muito intuitiva e que pode induzir a erros. A plataforma da Cetip vem suprir essa lacuna.”

Já para Fernando Cesar Brasileiro, sócio-diretor da Ápice, assessoria imobiliária e participações, especializada em estruturação de negócios e investimentos no segmento, a Cetip | Plataforma Imobiliária – Gestão de Garantias ajudará o mercado a alcançar patamares mais elevados de qualidade.

“A maioria dos participantes ainda utiliza uma grande quantidade de processos manuais. Quando um player independente e com capacidade de planejamento e execução como a Cetip oferece uma plataforma como essa eleva o padrão e traz benefícios ao mercado como um todo.”

Parceria

A concepção e o desenvolvimento da plataforma foram possíveis graças à parceria com a americana FNC. Líder em seu segmento nos Estados Unidos, a empresa oferece uma ampla cesta de soluções que conectam bancos e agentes avaliadores. Por lá, a companhia processa mensalmente mais de 450 mil avaliações e oferece uma série de informações analíticas. Em termos comparativos, todo o mercado brasileiro registrou cerca de 500 mil operações desse tipo em 2012.

Participe do I Seminário Certificado de Operações Estruturadas

Data: 22/11/2013

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.