X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

As corretoras e gestoras com mais reclamações em 2012

25 setembro 2013

EXAME

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou o Boletim de Atendimento ao Público 2012, que mostra quais foram as instituições financeiras mais reclamadas pelos investidores ao longo do ano passado. Na classificação geral, que inclui diferentes categorias de instituições, o Bradesco liderou o ranking, seguido pela XP Investimentos e pelo Itaú.

Em 2012, das 34.777 consultas, reclamações e denúncias recebidas, foi necessária a abertura de processo em apenas 932 casos, uma redução de 30% em relação a 2011, quando foram registrados 1.046 processos.

Entre os assuntos mais reclamados nos processos administrativos estão: execuções de ordens diferentes das que o investidor deu; problemas em relação aos sistemas das instituições, tais como cadastro desatualizado; e casos de manipulação do mercado (“insider trading”) decorrente do vazamento de informações privilegiadas.

Nas tabelas mostradas a seguir são apresentados os rankings das instituições mais reclamadas em todas as categorias e depois os rankings de reclamações divididos pelas categorias de atuação de cada instituição. Os rankings consideram apenas as manifestações sobre as quais foi necessário instaurar processo administrativo, para análise da procedência da reclamação.

Vale ressaltar que os rankings mostram qual instituição recebeu mais reclamações em números absolutos e não consideram qual delas teve a maior frequência de queixas, relacionando o número de reclamações com a quantidade de clientes. Ou seja, uma instituição que tem muitas reclamações em relação ao número de clientes pode não aparecer no topo da lista, enquanto uma instituição que tem poucas reclamações em relação à quantidade de clientes pode aparecer no topo apenas por ter um número muito maior de clientes do que as outras.

Participe do I Seminário Certificado de Operações Estruturadas

Data: 22/11/2013

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.