X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Fraport disputará privatização da empresa portuguesa de aeroportos ANA

02 outubro 2012

Valor

A operadora aeroportuária alemã Fraport disputará a compra da ANA Aeroportos de Portugal, afirmou o diretor de projetos da Fraport, Felix von Berg, a jornalistas após palestrar em seminário sobre aeroportos em São Paulo.

A venda, que será feita após uma concorrência publica, deve ser concretizada até dezembro.

Segundo o executivo, a concorrência pela ANA deve ser lançada em setembro. Para Nuno Moreira, chefe de projetos especiais da ANA Aeroportos de Portugal, a venda deve ser efetivada em dezembro.

A Fraport disputou em fevereiro o leilão de aeroportos no Brasil em parceria com a especializada em concessões rodoviárias EcoRodovias. A companhia continua interessada em próximos leilões no país junto com a sócia.

Em abril, a companhia brasileira CCR anunciou uma parceria com a portuguesa Brisa, de infraestrutura, também para analisar seu interesse na ANA.

Galeão

A Fraport reafirmou o interesse pelo aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A concessão do terminal é estudada pelo governo, embora ainda não tenha sido oficialmente anunciada.

O governo, inclusive, estuda que os investimentos para a expansão desse aeroporto não sejam feitos por meio de uma concessão – como foi o caso de Guarulhos, Campinas e Brasília -, mas sim por uma Parceria Público-Privada (PPP). O motivo dessa estratégia é que os investimentos no aeroporto não seriam tão grandes a ponto de justificar uma concessão.

Entretanto, diretor de projetos da Fraport, Felix von Berg, disse que, se o modelo optado for o de uma PPP, o interesse da empresa não seria o mesmo. “Somos uma operadora de aeroportos, não uma prestadora de serviços. Não acredito que o governo faça isso [uma PPP no Galeão]”.

Sobre Confins (MG), outro aeroporto com concessão em estudo, o executivo disse que a empresa também está “olhando”.

Participe do Aviação Regional: Impactos do Novo Plano para a Infraestrutura

Data: 06/12/2012

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.