X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Indicadores mais usados pelos Departamentos Jurídicos

24 abril 2015

Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

Cerca de dois terços das empresas de grande porte utilizam indicadores relativos à atividade administrativa do departamento jurídico, que vão desde análises de documentos e levantamentos de planilhas e controles, até a definição de metas de eficiência para verificação de cumprimento (qualitativos e quantitativos). Muitos destes indicadores passam por relatórios de processos novos, encerrados e julgados, relatórios de despesas por processo e relatórios de desempenho vs. Produtividade de equipe.

Para medição de eficiência dos advogados e das pastas, os critérios mais avaliados em planilhas e controles são: a) cumprimento de prazos, b) êxito ou diminuição de prejuízos nos processos, c) quantidade de processos conduzidos, d) quantidade e rapidez de contratos, e) resultado dos pareceres e contratos; mas há quem ainda dê valor a: f) planos de desenvolvimento individual, g) plano de metas, h) percentuais de atendimento e i) ganhos específicos não mensurados anteriormente. E apesar desta razoável lista de indicadores, ainda existem muitas empresas que não fazem controle algum destas atividades.

Na avaliação do clima entre os colaboradores, as respostas mais frequentes estão ligadas à percepção levantada em reuniões e eventos de integração realizados pela área, mas ainda há quem abra canais de comunicação (às vezes com possibilidade de anonimato, onde é possível obter um retorno por parte de todos os profissionais envolvidos. Pesquisas internas até existem, mas na maioria das vezes são utilizadas para verificar riscos mais imediatos ou não tão importantes à convivência e às boas relações.

Fonte: FDJUR

Participe do Fórum Nacional de Inovações em Indicadores de Desempenho Jurídico

Data: 22/05/2015

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.