X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Invepar será veículo da Previ em infraestrutura

11 setembro 2013

VALOR

 A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, tem como veículo principal para investir nas concessões de infraestrutura a Invepar. A afirmação é do diretor de investimentos da Previ, Renê Sanda, que participa do 34º Congresso da Abrapp, associação dos fundos de pensão, em Florianópolis. A Invepar administra e opera concessões de rodovias, metrôs, vias urbanas e aeroportos e tem como acionistas, além da Previ, os fundos de pensão Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa) e a construtora OAS. Questionado se a fundação pretende também investir de forma direta nos projetos, Sanda não descartou a ideia. “Vamos analisar”, afirmou.

Sobre o investimento que nove fundações planejam fazer no exterior, Sanda disse que o fundo local que fará a operação deve ser fechado neste mês. A Previ prevê aplicar até R$ 340 milhões no exterior em 2013, mas o valor depende do apetite das outras fundações, já que as entidades têm como limite até 25% das cotas de um fundo. Com isso, o investimento deve ser bem menor que o valor aprovado, disse.

O diretor disse ainda que o percentual de aplicação da fundação na bolsa tende a cair com o tempo. Hoje, a Previ aplica 60% do patrimônio em renda variável. “Somos um fundo maduro e precisamos de dinheiro para pagar os benefícios.” Isso não significa menor confiança na economia e sim uma questão de casamento dos ativos com os passivos da entidade, disse.

Participe do 4ª Conferência Nacional Concessões de Aeroportos

Data: 25/10/2013

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.