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LCI é destaque entre ativos imobiliários

23 setembro 2013

CETIP

Alguns produtos do mercado financeiro vêm ganhando espaço no atual ambiente macroeconômico, marcado por juros a patamares historicamente baixos e estabilidade econômica. É o caso da Letra de Crédito Imobiliário (LCI). O estoque de papéis emitidos ligados ao setor imobiliário com registro na Cetip – LCI, Cédula de Crédito Imobiliário (CCI) e Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) – saltou 26,1% em 12 meses encerrados em julho, para R$ 176 bilhões. O principal desempenho foi alcançado pela LCI, que avançou de R$ 59 bilhões para R$ 84 bilhões, na mesma base de comparação, um ganho de 42,4%.

Parte do bom desempenho do produto se explica pelas mudanças no Fundo Garantidor de Crédito (FGC), cuja cobertura do produto subiu de R$ 70 mil para R$ 250 mil. “Este é um fator importante porque dá segurança ao investidor que tem acesso a um produto com as mesmas garantias da poupança e do CDB, mas com uma rentabilidade líquida melhor”, explica Rafael Pacheco, diretor de Renda Fixa da H Commcor DTVM.

Fabio Zenaro, gerente de Produtos e Negócios da Cetip, cita também um movimento em direção ao público alta renda que tem ajudado o produto. “O que limita a queda maior no tíquete médio ainda é a quantidade de lastro que o banco tem disponível.”
Um terceiro fator – determinante na diversificação do interesse do investidor por novos produtos – também afeta positivamente a venda de LCIs. “O novo patamar de juros pesou sobre a rentabilidade da poupança e de outros investimentos de Renda Fixa. Este fator, combinado com o gosto do brasileiro por investimento em imóveis, contribuiu para uma evolução positiva no interesse pela LCI”, comenta Edgar de Sá, economista-chefe da HPN Invest.

Mas, destaca o especialista, a LCI ainda é conhecida por um número muito restrito de investidores. “A cultura da diversificação dos investimentos no Brasil ainda é recente, precisamos de tempo para que outros produtos de renda fixa ganhem mercado, como é o caso da LCI” comenta Pacheco.

 

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