X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Maersk Container Industry vê no comércio de manga “revolução”

10 setembro 2014

GUIA MARÍTIMO

Um teste mostrou como o comércio da fruta pode ser ampliado com a utilização de contêineres especiais que colocam a fruta em hibernação

Um teste recente na Costa do Marfim mostrou como o comércio de mangas da África Ocidental pode ser ampliado com a utilização de contêineres especiais que colocam a fruta em hibernação. Agricultores na Costa do Marfim lidam com um período de colheita da manga curto, conforme a fruta amadurece.
Segundo o gerente de contêineres Mathew Shed, da companhia de navegação especializada Africa Express Line (AEL), por um período de quatro a seis semanas, em abril e maio, o país é inundado de mangas boas, mas isso acaba repentinamente, quando a estação de chuvas começa. “A partir daí, a manga começa a se estragar”, diz.
Shed explica que a companhia foi consultada em abril pela Eolis, uma empresa de logística da CF, que solicitou uma solução inteligente, para manter as frutas deliciosas e comercializáveis por um período mais longo. A solução encontrada foi a utilização de contêineres frigoríficos especiais. Com a rápida ajuda de uma empresa de leasing de contêineres e um depósito de contêineres em Antuérpia, Bélgica, contêineres Star Cool foram adaptados para trabalhar com atmosfera controlada e enviados para a Costa do Marfim. Os contêineres frigoríficos Star Cool CA ajustam os níveis de O2 e CO2, que mantêm a respiração da fruta e o amadurecimento sob controle.
“Sabíamos como o Star Cool CA prolonga a vida de bananas e abacates armazenados. As mangas têm taxas de respiração similares, de forma que o sucesso do teste com a manga não foi realmente uma grande surpresa”, diz Mathew.
Para Anders G. Holm, da Maersk Container Industry, a fabricante do Star Cool CA, está entusiasmado. Segundo ele, as capacidades combinadas em toda a cadeia de logística pode preservar os alimentos e ampliar os negócios. “Eu iria mais longe e afirmaria que isso se tornou a revolução da manga”, completa.

Participe do 2º Encontro Nacional Portos: Investimentos e Logística

Data: 14/11/2014

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.