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Queda de lucro de armadores internacionais de contêineres

10 setembro 2014

GUIA MARÍTIMO

O resultado financeiro dos 19 principais armadores no primeiro semestre mostrou que muitos deles ainda estão com sérios problemas

O resultado financeiro de 19 entre os principais armadores internacionais de contêineres no primeiro semestre mostrou que muitos deles ainda estão com sérios problemas, apesar de terem aumentado o volume transportado. Segundo relatório da Dynamar, nove companhias registraram prejuízos, como a CSAV, Coscon, APL, Evergreen, Hanjin, Zim, Hapag Lloyd, Yang Ming e Hyundai, a maioria com operações no Brasil.
Somados, os prejuízos da CSAV e da Hapag-Lloyd, que avaliam um processo de fusão, alcançaram quase US$ 350 milhões nos primeiros seis meses do ano.
As companhias China Shipping, CMA CGM, OOCL, SITC, Wan Hai, RCL,”K” Line, MOL e NYK tiveram resultados financeiros bons no período.
No total, as 19 linhas de transporte de contêineres registraram lucro combinado de quase US$ 500 milhões na primeira metade do ano. O resultado positivo deveu-se ao bom desempenho da Maersk Line, o maior armador do mundo no segmento, que obteve lucro de US$ 1 bilhão no primeiro semestre.
Conforme relatório da Dynamar, a receita por TEU no primeiro semestre ficou, em quase todos os casos, levemente abaixo do mesmo período de 2012 e 2013. A receita por TEU da chilena CSAV, partiu de US$ 1.828 em 2012, e em 2013 ficou quase inalterada com US$ 1.827, a queda foi de quase US$ 300 na primeira metade deste ano, para US$ 1.533.
Entre os que fazem as rotas com o Ocidente, somente a japonesa “K” Line conseguiu cobrar de seus clientes mais do que no ano anterior por contêiner. Saiu de um valor de US$ 1.908 para US$ 1.987, mas na base de comparação do segundo trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2013. Já a receita da Maersk Line por TEU, por exemplo, caiu para US$ 1.454 no primeiro semestre, ante US$ 1.507 no ano passado e US$ 1.549 em 2012.

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