X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Tabela de custos referenciais

18 junho 2014

INFRAESTRUTURA URBANA

Metodologia de demonstrativos de formação do preço por modelagem é alternativa à padronização de custos por índices referenciais

O novo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), com o apoio da universidade e de técnicos de reconhecida capacidade, que se pretende exaustivo, revisado, atualizado e estruturado, tem sua metodologia e composições de custos em consulta pública oferecidos por sua gestora, a Caixa Econômica Federal, em seu site. O mercado revela preocupações centrais que podem ser conhecidas pelos questionamentos que se apresentam.

– O Sinapi, que se define basicamente como uma tabela padrão referencial de custos de obras públicas, sob o amparo da Lei de Diretrizes Orçamentárias, seguirá contrariando essa definição e ditando o limite de custos de serviços de construção?
– Uma composição de custos padrão referencial pode representar todas as tipologias, todos os projetos e contratos, todas as condições de execução, caracterizando a obra e todas as contingências a que estará submetida?
– Nesse sentido, o Sinapi original, com fontes desconhecidas, fatores de desempenho desatualizados, sem o fundamento de premissas técnicas e de normas técnicas, ‘engessava’ o mercado. O novo Sinapi, por sua inegável qualidade, mas com câmbio de personalidade e vício de uso, vai conduzir o mercado a uma ‘mordaça e camisa de força’?
– Essa temática de tal ordem estratégica não deveria pertencer às atribuições de uma agência de controle de custos? Não poderia ser presidida pela CEF, com enfoque eminentemente técnico, muito além de bases exclusivamente financeiras e jurídicas, com participações representativas do mercado, da universidade, dos institutos de pesquisa e destacadamente dos agentes de obras públicas?
– E a imprensa populacional leiga continuará publicando, de modo sensacionalista e infundado, que tudo o que difere das tabelas de custos padrão referencial é superfaturamento?

Participe do Novo Sicro Sinapi: Impactos dos Referenciais de Preço para as Obras de Infraestrutura

Data: 01/08/2014

+ informações

Receba mais informações sobre o seminário.