X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

2º Encontro Nacional Portos: Investimentos e Logística

14/11/2014 9h às 18h

Fotos

Confira todas as fotos do evento aqui

O Evento

Rodada de Negócios Portos:

– Atração de Investimentos
– Aumento da Concorrência
– Melhoria da Eficiência Logística

O 2º Encontro Nacional de Executivos de Portos abordou o primeiro ano da nova Lei dos Portos que previu investimentos de R$ 54 bilhões nos portos brasileiros até 2017 com o objetivo de diminuir os custos logísticos.

O evento discutiu temas como, quais as mudanças e entraves ainda precisam ser superados, além de como o novo modelo de arrendamento dos terminais portuários será aplicado para destravar investimentos e ampliar a competitividade logística, e de que maneira serão impulsionadas as licitações de novas áreas dentro dos portos públicos.

Essas e outras importantes questões sobre como serão os investimentos para compra de equipamentos, ampliação do cais e aquisição de tecnologia e aumento da capacidade de movimentação foram debatidas nesse fórum de executivos de portos.

Objetivo

Esclarecer como os principais players do setor responsável por 90% das exportações brasileiras buscam alternativas para os entraves operacionais e administrativos que ainda impactam parte da qualidade do serviço prestado.

O evento explorou como as empresas estão se organizando para promover ações que garantam a estabilidade do ambiente legal e a segurança jurídica do setor para alavancar investimentos.

 

Principais questões as serem abordadas:

– Renovação Antecipada de Concessões: Novos investimentos X Prorrogação dos contratos com vencimentos próximos
– Licitações: As primeiras licitações de novos arrendamentos de terminais portuários sob a nova legislação do setor
– Avanços da expansão da capacidade dos atuais arrendatários
– Os novos processos de reequilíbrio econômico-financeiro
– Novas fronteiras: A definição de novas áreas dentro dos portos públicos
– Contratos: A reorganização dos contratos de terminais públicos arrendados à iniciativa privada
– Novas autorizações: Balanço das novas liberações para terminais privados
– Plano Geral de Outorgas: Áreas arrendadas, concedidas, autorizadas ou delegadas à iniciativa privada
– Armadores estrangeiros: O registro e monitoramento dos armadores estrangeiros que operam no país
– Como atender às exigências de regulação tarifária, modelagem da concorrência, parâmetros de desempenho, quantitativo de obras e custos administrados?

 

Números da Nova Lei:

– 42 terminais privados pediram a renovação antecipada das concessões em troca de mais investimentos
– R$ 54,2 bilhões é a estimativa de investimento da iniciativa privada no setor por meio da nova Lei dos Portos, segundo o governo.

Público Alvo

– Portos
– Terminais
– Construtoras e Empresas de Engenharia
– Investidores Nacionais e Internacionais
– Advogados Especialistas em Infraestrutura e Transportes
– Usuários e Prestadores de Serviços de Transporte Marítimo
– Fornecedores de Equipamentos e Tecnologia
– Bancos, Seguradoras e Fundos de Investimento
– Representantes do Governo Federal e Estaduais

Palestrantes

Fernando Fonseca - ANTAQ

Diretor da ANTAQ. Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, é especializado em Engenharia Econômica, Regulação e Concessão de Serviços Públicos e Gestão Ambiental, em Engenharia Econômica pela AEUDF; em Regulação da Concessão de Serviços Públicos pela FGV; em Gestão Ambiental para o Setor Transportes pela UNB; e em Defesa da Concorrência no âmbito do CADE pela FGV. No exterior, fez cursos de “Planejamento e Operações Portuárias”, nos Portos de Bremen e Bremerhaven, na Alemanha; de “Alta Formação de Quadros Dirigentes do MERCOSUL”, no Uruguai; de “Regulação de Setores da Economia e de Infraestrutura dos EUA”, nos Estados Unidos; e de “Gestão e Administração de Atividades Portuárias”, realizado no Porto de Antuérpia, na Bélgica. No Ministério dos Transportes exerceu diversos cargos nos setores portuário e hidroviário. Admitido por concurso público na ANTAQ, no cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, hoje é Diretor da Agência Reguladora.

www.antaq.gov.br

Guilherme Penin - Ex-Secretário de Portos

Economista, graduado e mestre em teoria econômica pela FEA-USP. Foi assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, tendo atuado na estruturação de projetos de concessão de infraestrutura. Foi Secretário de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República e, posteriormente, Secretario-executivo do mesmo ministério. É funcionário de carreira do BNDES.

Dalmo Marchetti - BNDES

Engenheiro Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado em Arquitetura Bioclimática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Economia de Energia; e Master Business Administration em Transporte e Logística pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente Setorial do Departamento de Transportes & Logística do BNDES, onde atua na implantação e desenvolvimento de projetos de logística de carga e passageiros e na análise setorial e regulatória da infraestrutura de transportes brasileira.

www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt

Sérgio Aquino - SPA CONSULT

Advogado e administrador pela Universidade Católica de Santos. Mestrando na USP em “Modernização portuária e a tecnologia da informação”. Atuou por 26 anos no Terminal Portuário Privado e na empresa Administradora do Porto de Santos. Membro do CAP (Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos) a partir de 1998. Também presidiu o órgão entre 2007 e 2012. Foi Secretário Municipal de Assuntos Portuários de Santos – entre 2005 e 2012. Foi fundador e diretor da ABTL – Associação Brasileira de Terminais de Líquidos – e diretor da ABTP – Associação Brasileira de Terminais

www.spaconsult.com.br/

Murillo Barbosa - ATP (Associação de Terminais Portuários Privados)

À frente da Associação de Terminais Portuários Privados - ATP, Murillo Barbosa exerce o cargo de diretor–presidente da Associação. Serviu durante 42 anos à Marinha do Brasil, período em que teve forte envolvimento com a política do setor portuário. Ao ser transferido para a reserva, foi convidado a exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Após cumprir os quatro anos de mandato, passou a atuar como consultor na área. Foi nesse período que recebeu o convite para assumir a diretoria-executiva da Associação e, desde a criação da entidade, exerce a função.

www.portosprivados.org.br/

Luís Felipe Valerim Pinheiro - VPBG Advogados

Sócio de VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica. Membro do Departamento de Infraestrutura – DEINFRA da FIESP. Professor dos cursos de Direito Administrativo e de Direito Econômico da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas  (GV DIREITO SP). Professor do curso de especialização em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP. Foi Coordenador de Infraestrutura e Energia na Casa Civil da Presidência da República, membro do Comitê Interministerial da AGU perante o Tribunal de Contas da União – TCU e da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. Possui diversas publicações na área de Direito Público Econômico e Regulação.

www.vpbg.com.br

Juarez Moraes e Silva - TCP

Graduado em Direito com cursos de especialização em Administração, Comércio Exterior e Negociação Internacional, Juarez Moraes e Silva tem cerca de 15 anos de experiência no segmento portuário, ocupando posições de destaque em associações e entidades do setor, entre as quais a presidência do Conselho de Administração da Abratec (Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público) no período 2008 a 2010, a diretoria da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) entre 2000 e 2003 e a Presidência do Terminal Ponta do Félix de 2004 a 2007. Juarez Moraes e Silva atua no TCP desde 2007, onde ocupa o cargo de Diretor Superintendente e Comercial. Antes atuou como empresário no setor de Comercio Exterior.

www.tcp.com.br/

Emma Russo - Triunfo Participações

Diretora de Infraestrutura Logística da TPI – Triunfo Participações e Investimentos S.A., desde 2008, sendo responsável pela estruturação e viabilidade de Terminais Portuários Privados. Tem atuação na ABTP; ABDIB e na Diretoria de Infraestrutura da FIESP. Formada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP. Entre 2000 e 2008 atuou como Business Developer na ERM-Environmental Ressources Managment – Brasil; na CNEC Engenharia e na CAMARGO CORRÊA.

www.triunfo.com/

Túlio Machado - BTG Pactual

Membro do time de investimentos dos fundos de Infraestrutura do BTG Pactual na América Latina e Europa. Possui 6 anos de experiência na indústria de fundos de Private Equity e é responsável pelos setores de energia, transporte e logística. Membro do conselho de administração dos Túneis de Barcelona (rodovias), ATLL (água e saneamento) e Latin America Power (energia renovável). Bacharel em administração de empresas pela FGV-EAESP.

www.btgpactual.com

Programação

8h30

Credenciamento e Welcome Coffee

9h00

A NOVA LEI DOS PORTOS
Atualidades e perspectivas

Fernando José de Pádua Costa Fonseca
Diretor da ANTAQ

10h10

Coffee Break e Networking

10h30

A nova lei portuária: Desafios e Oportunidades

• Os investimentos privados nos Portos
• Planejamentos
• A administração Portuária atual e possibilidades futuras

Sérgio Aquino
Consultor da SPA (Soluções Portuárias Aplicadas)ex-presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santosex-secretário municipal de assuntos Portuários de Santos

11h20

Condições previstas para os Financiamentos das Próximas Concessões Portuárias

Dalmo dos Santos Marchetti
Gerente de Logística e Infraestrutura do BNDES

12h00

Mesa redonda: Esclareça com os palestrantes da manhã as principais questões para os seus negócios

12h20

Almoço

14h00

Práticas diferenciadas adotadas pelos Terminais Privados

Juarez Moraes e Silva
Diretor Superintendente e Comercial do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá)

Emma Russo
Diretora Logística da Triunfo Participações

15h00 

Perspectivas X Entraves para a Consolidação do Novo Modelo para os Terminais Portuários Privados

Murillo Barbosa
Diretor Presidente da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados

15h40 

Coffee Break e Networking

16h00

Desafios após a aprovação do Novo Marco e Segurança Jurídica

Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados

16h50

Planejamento Portuário após a Nova Lei:
• Novas áreas para instalação e expansão portuária
• Antecipação de renovação de contratos de arrendamentos vigentes
• Sistema de concessões de novos portos organizados

Guilherme Penin Santos de Lima
Secretário de Políticas Portuárias – SEP


17h30

Oportunidades de Investimento no setor Portuário
Potencial da nova fronteira de exportação norte

Túlio Machado
Associate DirectorBTG Pactual

18h00

Encerramento

Grade sujeita a alterações

Compartilhe este seminário

Contato

Receba mais informações sobre o seminário.

Data

14/11/2014
9h às 18h

Local

Hotel Grand Mercure Ibirapuera
Rua Sena Madureira 1355, Ibirapuera - São Paulo - SP

Investimento

R$ 2490 para inscrições pagas até 13/11

Incluso

Material de Apoio Digital:
Palestras copiadas em pen drive
Alimentação:
Welcome Coffee, Coffee break manhã e tarde e Almoço
Estacionamento do Hotel
Certificado de participação no Seminário

Patrocínio

Conheça as opções de patrocínio e razões para expor a marca da sua empresa nesse evento que reunirá os principais executivos da indústria de infraestrutura do Brasil.

Para patrocinar esse evento ligue para 11 2364-0008 ou envie e-mail: patrocinio@conceitoseminarios.com.br.

Patrocínio

RENTANK

Apoio

ABCE
ABTTC
AEB
APIMEC
ATP
CENTRO NAVE
GUIA MARíTIMO
ICZ
INFORMATIVO DOS PORTOS
SINICESP
VPBG

Compartilhe