X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

4ª Conferência Nacional Concessões de Aeroportos

31/12/1969 Das 09h00 às 18h00

Fotos

Confira todas as fotos do evento aqui

O Evento

O evento corporativo reuniu executivos e Governo em um intenso diálogo sobre os desafios e oportunidades que as Concessões de Aeroportos trarão à iniciativa privada na construção, exploração e administração dos aeroportos brasileiro.

– As principais autoridades do setor esclareceram as principais dúvidas dos consórcios e abordaram como bancos de investimento, fornecedores de aeroportos e grandes escritórios se beneficiarão com as novas administrações.

– Expansão e investimentos: O evento fortaleceu o networking entre Governo, consórcios e fornecedores e abordou as novas oportunidades do mercado que possui receita líquida de R$ 2,6 bilhões anualmente e ritmo de expansão três vezes superior ao da média mundial.

Infraestrutura aeroportuária: Os palestrantes mostraram como a concessão levará ao melhor desempenho da infraestrutura aeroportuária brasileira, com melhorias na qualidade dos serviços, contribuindo para a geração de mão-de-obra especializada, facilitando a construção de novos aeroportos e, ainda, trazendo benefícios à segurança do passageiro.

Objetivo

A conferência de executivos ocorreu no dia 25 de Outubro, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo.

Foi uma oportunidade única de encontro entre Governo, Players nacionais e internacionais, e Grupos e Consórcios e toda cadeia fornecedora  em um único espaço.

Sua empresa está interessada nas oportunidades de negócios proporcionadas pelas concessões aeroportuárias?

Patrocine nosso próximo encontro e garanta a exposição da sua marca nesses importantes eventos aeroportuários.

Público Alvo

– Mais de 500 participantes de alto nível nas edições de Concessões de Aeroportos em 2008, 2010, 2011 e 2012
– Membros do Governo e tomadores de decisão da Iniciativa Privada
– Principais entidades de regulação setorial
– Presidentes e diretores das grandes empresas de Infraestrutura
– Diretores de Novos Negócios e de Operações em Infraestrutura
– Bancos de investimentos
– Cadeia fornecedora

Palestrantes

MARTHA SEILLIER - SAC

Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Martha Seillier é servidora pública federal, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É graduada em Economia e em Direito e mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Desde 2009 trabalha para o governo no planejamento e regulação da aviação civil.

www.aviacaocivil.gov.br/

CLEVERSON AROEIRA - BNDES

Chefe de Departamento de Transporte Logística do BNDES. Foi Secretário Executivo da Secretaria de Aviação Civil - SAC/PR e Chefe de Departamento da Área de Estruturação de Projetos de Concessões e Parcerias Público-Privadas do BNDES

www.bndes.gov.br/

FERNANDO MARCATO - GO ASSOCIADOS

Especialista nas áreas de direito constitucional, administrativo e regulação, direito comercial e societário, direito comparado, cooperativismo e federalismo, infraestrutura e parcerias público-privadas. Mestre em Direito Público Comparado (com mérito) (Master Recherche 2, avec mention) na Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris I), Paris, França e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo. Professor do Curso de Pós-Graduação de Direito da Infraestrutura da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (GVLaw)

www.goassociados.com.br/

Aluizio Bomfim Margarido - Aeoroportos Brasil Viracopos

Diretor Comercial do Aeroporto Internacional de Viracopos. Engenheiro Civil graduado pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista e Bacharel em Física pela PUC. Possui MBA em Finanças e Análises de Risco, MBA em Gestão de Negócios também pela PUC e Curso de Negócios Imobiliários pela FAAP. Há mais de 20 anos trabalha na construção civil, incluindo as áreas técnicas, comercial e de negócios. Gerenciou projetos e contratos de arquitetura, estruturas, infraestruturas e instalações elétricas e hidráulicas de construção civil. Possui experiência técnica em túneis, canalização de córregos, viadutos, obras rodoviárias e metroviárias, bem como planejamento e orçamento em projetos de túneis mecanizados. Foi responsável pela área comercial, de engenharia e de produção do Túnel Sul (Complexo Ayrton Senna – São Paulo). Nos últimos 12 anos, atuou na área de negócios da Odebrecht na Alemanha e em países da América Latina, Venezuela, México e Argentina.

www.viracopos.com

Rogério Benevides Carvalho - ABEAR

Engenheiro Aeronáutico, formado em 1984 no ITA, com ampla experiência em planejamento de aeroportos, tendo participado e coordenado a elaboração de mais de 20 Planos Diretores Aeroportuários. Participou como Consultor Master do processo de concessão dos aeroportos nacionais, mais diretamente junto ao grupo que venceu o primeiro certame – GRU Airport, bem como no processo de transição do Aeroporto de Guarulhos e no Aeroporto do Galeão(período pós-leilão). Especialista em Meio Ambiente, Demanda, Capacidade e Certificação Aeroportuária. Especialista em Segurança da Aviação Civil e Facilitação do Transporte Aéreo, sendo Auditor da OACI na área de Security, com reconhecimento internacional. Grande Experiência na área de Infraestrutura Aeroportuária. Experiência de Gestão, tendo sido Gerente Geral da ANAC, Gerente Regional de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Também possui sólida experiência na área de Aeronavegabilidade, tendo sido Diretor de Engenharia/Manutenção de Empresas de Taxi Aéreo. Professor Universitário da Estácio na área de Aeroportos. Conhecimento Técnico específico na área de navegação aérea, tendo trabalhado no DECEA como assessor do Diretor-Geral. Ampla experiência como representante brasileiro junto a organismos internacionais, principalmente no âmbito da OACI e CLAC. Consultor na área de grandes negócios na área aeroportuária. Participação no desenvolvimento de estudos preparatórios para a concessão dos aeroportos brasileiros. Consultor especial das empresas aéreas nacionais no que tange a aeronavegabilidade. segurança de voo, certificação aeroportuária, security e safety.

www.abear.com.br

LETICIA QUEIROZ DE ANDRADE - SIQUEIRA CASTRO ADVOGADOS

Doutora em Direito do Estado pela PUC/SP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho de Orientação da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. Especialista em Direito Administrativo e Regulatório, com destaque para licitações públicas, contratos administrativos, concessões, desapropriações e uso de bens públicos. Professora de Direito Administrativo do Curso de Graduação da PUC-SP e de Cursos de Pós-Graduação lato sensu da PUC-COGEAE e da GVLaw – Fundação Getúlio Vargas/SP. Foi eleita pela Chambers Latin America como uma das melhores advogadas brasileiras na área de Public Law e pela Análise Advocacia uma das advogadas mais admiradas do Brasil na área de Infraestrutura e Regulatório.

www.siqueiracastro.com.br

JULIANO MARANHÃO - SAMPAIO FERRAZ ADV

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pela Universidade de Utrecht, Holanda. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Miami, Leipzig e Maastricht. Ex-assessor da Presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

www.sampaioferraz.com.br/

Programação

8h30

Credenciamento e Welcome Coffee

9h00

Painel Governamental: Secretaria de Aviação Civil (SAC)

– Regras e Oportunidades para as Novas Concessões Aeroportuárias

Martha Seillier
Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República

10h00

Coffee break e Networking

10H20 

BNDES: Novas Metas e Condições Previstas aos Grupos e Consórcios para Próximas Concessões de Aeroportos

Cleverson Aroeira

Chefe do Departamento de Logística (Delog) do BNDES

11h20

Mesa Redonda

– Grupos e Consórcios terão oportunidade de esclarecer com o Governo as principais questões para os seus negócios

11h40

Concorrência no e pelo mercado aeroportuário

– Restrições à competitividade do leilão

– Concorrência entre aeroportos

– Participações cruzadas

Tércio Sampaio Ferraz
Juliano Maranhão
Sampaio Ferraz Advogados

12h20

Almoço

14h00

Case Aeroporto Concedido

– Plano de Expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos

– Oportunidades de Negócios: Desafios e Perspectivas para melhoria da Gestão, Redução de Custos e Ampliação da Receita

Aluizio Bomfim Margarido
Diretor Comercial da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A.

15h00

 Experiências internacionais de Concessão de Aeroportos X Casos Australiano e Brasileiro

– Quais são os entraves e oportunidades para as futuras concessões?

– Experiências internacionais de concessões bem sucedidas

Fernando Marcato
Sócio da GO Associados

15h40

 Concessões Aeroportuárias e Agenda 2020 das Empresas Aéreas

– Desafios e Oportunidades

Eng. Rogério Benevides Carvalho
Engenheiro consultor da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas)

16h10 

Coffee break e Networking

16h30

Avaliações críticas dos resultados obtidos: o que deve ser evitado e o que pode ser aperfeiçoado

– Melhores práticas para planejar e executar projetos adequados às regras para concessões de aeroportos

– Project Finance em Projetos Aeroportuários

– Modelos de Contratação para a Execução de Projetos de Infraestrutura Aeroportuária por Particulares

– São Gonçalo do Amarante: O primeiro caso

– Desafios e alternativas para os investidores

– Aviação Executiva

Letícia Queiroz de Andrade
Siqueira Castro Advogados

18h00

Encerramento

Grade sujeita a alterações

Compartilhe este seminário

Contato

Receba mais informações sobre o seminário.

Data

31/12/1969
Das 09h00 às 18h00

Local

Hotel Golden Tulip Paulista Plaza
Alameda Santos, 85, Jardins – São Paulo

Investimento

Incluso

Patrocínio

AiGPOTTENCIAL
wps

Apoio

ABAG
ABCE
ABEAR
ANCAB
IBDIC
INTERNATIONAL
IRCM
JORNAL PORTUáRIO
REVISTA GRANDES CONSTRUÇÕES
SINAENCO

Compartilhe