X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Concessão de Ferrovias: Regras e Riscos do Novo Modelo

31/12/1969 Das 09h00 às 18h00

O Evento

Este importante encontro entre Governo e Iniciativa Privada apresentou ao seleto grupo de executivos dos principais grupos interessados nas concessões como os Aspectos Técnicos e a Atratividade desse novo modelo servirão de base para as futuras concessões.
O evento de negócios aconteceu em um momento estratégico de mudanças significativas em um amplo debate sobre atração de investidores, questões contratuais e ambientais, novas tecnologias, alternativas de gerenciamento e de operação do modal.
Esse seminário abordou, de forma ampla, os novos desafios e oportunidades do Pacote de Concessões de Ferrovias que prevê a geração de demanda de 50 mil vagões e 3 mil novas locomotivas com perspectivas de renovação integral da malha ferroviária.
O objetivo central foi esclarecer como o novo modelo segregará as atividades do setor, distinguindo o prestador de serviços de operação e manutenção da malha do prestador de serviços de transporte. Como será acirrada a competição entre transportadores e como será formado um mercado de serviços acessórios?
Nossos eventos são especializados em reunir altos executivos de Infraestrutura e Governo para esclarecer importantes questões que envolvem injeção de investimentos e desenvolvimento de novos negócios. Já realizamos três edições de Concessões de Aeroportos, Aviação Regional, Portos, Ferrovias e Regime Diferenciado de Contratações.

Objetivo

Público Alvo

– Operadores de malha ferroviária
– Empresas de Logística
– Construtoras e Empresas de Engenharia
– Investidores Nacionais e Internacionais
– Advogados Especialistas em Infraestrutura e Transportes
– Usuários e Prestadores de Serviços de Transporte Ferroviário
– Fornecedores de Equipamentos e Tecnologia
– Bancos, Seguradoras e Fundos de Investimento
– Representantes do Governo Federal e Estaduais

Palestrantes

MARCELO PERRUPATO - DEUTSCHE BAHN INTERNATIONAL BRASIL (DBI)

Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes até abril de 2013. Hoje ocupa o cargo de Senior Advisor - Região Américas Deutsche Bahn International Brasil Ltda. (DB I Brasil Ltda.) Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especializações em Fundações, Pontes e Grandes Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Strategic Intermodal Transport - Center for Global Logistics and Transportation (United States Merchant Marine Academy - KingsPoint,NY). É mestre em Ciências - Engineering Economic Planning (Stanford University - Stanford,Califórnia - EE.UU.).

www.db-international.de/dbi-de/start/

RODRIGO CHALOUB DIEGUEZ - VALEC

Assessor da Diretoria de Operações da VALEC, onde também já ocupou o cargo de coordenador na Superintendência de Desenvolvimento Operacional. Foi Assessor da Subsecretaria Geral de Planejamento e Gestão / Unidade de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, onde participou no desenvolvimento de projetos de PPP e na elaboração de Banco de Dados sobre projetos de PPP no Brasil e na pesquisa sobre experiências internacionais. É graduado (2007) e mestre (2009) em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Na área de ciências sociais, possui ênfase em ciência política, com trabalhos publicados em formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; neoinstitucionalismo e processos decisórios; federalismo e relações intergovernamentais.

www.valec.gov.br/

Carlos Nascimento - ANTT

Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Mestrando em Economia pela Universidade de Brasília. Pós-graduado em Direito Administrativo e Processo Administrativo e em Regulação de Transportes Terrestres. Advogado, graduado pela Universidade Cândido Mendes, RJ. É servidor de carreira, Especialista em Regulação, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, onde atualmente ocupa o cargo de Diretor, com atuação principal no transporte rodoviário e ferroviário de cargas.

www.antt.gov.br

JEAN MAFRA DOS REIS - ANTT

Superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas – SUFER da ANTT

www.antt.gov.br/

FABIO BARBOSA - EPL

Assessor Técnico do Núcleo de Infraestrutura Ferroviária da EPL. Atuou como Gerente de Regulação e Outorgas Ferroviárias na ANTT até janeiro de 2013, onde coordenou o processo de revisão do Marco Regulatório do Setor Ferroviário, em 2011, e o processo de revisão das tarifas de transporte ferroviário, realizado em 2012. Graduado em Engenharia Mecânica – Universidade de Brasília e Mestre em Transportes – Universidade de Brasília. Consultor em Transportes e autor de trabalhos técnicos publicados na área de tecnologias para o transporte urbano e transporte ferroviário.

www.transportes.gov.br/epl

Rodrigo Vilaça - ANPTrilhos

É formado em Administração de Empresas (Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, Brasil) e tem MBA em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas FGV-SP, Brasil). Cursos de Especialização: Gestão Rural, Materiais, Supply Chain, Procurement e Trading, Logística, Transporte, Logística Empresarial e Ferroviária (Bélgica). Cursos de desenvolvimento profissional, com ênfase na "Comunicação e Negociação" em Logística, E-business e Sucessão Familiar. Esteve durante 11 (onze) anos a frente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e hoje atua como Diretor Executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos); Vice-presidente de Relações Institucionais da Abralog (Associação Brasileira de Logística); Presidente da Seção Ferroviária da Confederação Nacional do Transporte - CNT; Sócio Diretor da empresa de consultoria RV Soluções Logísticas; Conselheiro na Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística do Estado do Rio de Janeiro – Central, na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô DF e na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanístico do Estado de São Paulo – CDHU.

anptrilhos.org.br

RICARDO PAGLIARI LEVY

Sócio nas áreas de Direito Administrativo, Contratos Públicos e Infraestrutura do Pinheiro Neto Advogados

www.pinheironeto.com.br/

ROSANE MENEZES LOHBAUER - MADRONA HONG MAZZUCO BRANDÃO ADV

Especializada na estruturação de projetos de infraestrutura, na modalidade de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana, saúde, dentre outros. Foi responsável pela implantação do primeiro projeto de PPP na área de saneamento no Estado de São Paulo em 2007. Desde então, vem atuando na estruturação e assessoria de modelagens jurídicas para exploração de serviços públicos, contratos administrativos, participação em processos licitatórios, estruturação de garantias e assessoria jurídica em setores regulados.

www.mhmlaw.com.br/

Programação

8h30

Credenciamento e Welcome Coffee

9h00

 Abertura do seminário

Marcelo Perrupato
Consultor, Ex-Secretário Nacional do Ministério dos Transportes

9h30

 Valec: O novo modelo das concessões

– Como será aplicada a questão da aquisição do direito de uso (compra integral da capacidade operacional)

Rodrigo Dieguez
Coordenador na Superintendência de Operações da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias

10h20

 Coffee Break e Networking

10h40

 ANTT: Aspectos regulatórios das Novas Concessões Ferroviárias

– Novas regras dos contratos

– Diferenças entre o modelo regulatório vigente X o que se pretende implantar

Carlos Nascimento
Diretor da ANTT – Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

11h20

 Expectativas do 1º Leilão realizado pelo novo modelo com estímulo aos investimentos

– Condições e exigências previstas para a SPE nos trechos licitados
– Desafios competitivos para o novo direito do usuário de ferrovia e do direito de passagem

Jean Mafra dos Reis
Superintendente de Infraestrutura e Serviço de transporte Ferroviário de Cargas da ANTT

12h00

Mesa redonda: Esclareça as principais questões para os seus negócios com VALEC, ANTT E Marcelo Perrupato

Moderador: Vicente Abate (Abifer)

12h30

Almoço

14h00

EPL: Novas regras e expectativas do Novo Modelo para a Iniciativa Privada

Fábio Barbosa
Empresa de Planejamento e Logística (EPL)

15h00

Impactos e Desafios para as Concessionárias

Rodrigo Vilaça
Presidente Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)

16h00

 Coffee Break e Networking

16h20

Segurança Jurídica: desafios legais para as concessões ferroviárias

Ricardo Pagliari Levy
Sócio Pinheiro Neto Advogados

17h00

 Aspectos jurídicos do novo modelo de exploração ferroviária

– Modelos de exploração ferroviária no Brasil e no mundo: Por que o Brasil é o único país que adota um modelo híbrido?
– O novo modelo ferroviário brasileiro: Por que não é uma PPP? Como funcionará o transporte ferroviário de cargas?
– A VALEC no centro do novo modelo: o que esperar da estatal?

 

Rosane Menezes Lohbauer
Madrona Hong Mazzuco Brandão Advogados

18h00

Encerramento

Grade sujeita a alterações

Compartilhe este seminário

Contato

Receba mais informações sobre o seminário.

Data

31/12/1969
Das 09h00 às 18h00

Local

Hotel Golden Tulip Park Plaza
Alameda Lorena, 360, Jardins – São Paulo

Investimento

INCLUÍDO: – Material de Apoio (Guia de Palestras em dois formatos): Impresso: as palestras em uma apostila para anotações gerais Digital: as palestras copiadas em pen drive – Certificado de participação no curso – Alimentação (Welcome Coffee, Coffee break manhã e tarde e também Almoço) – Estacionamento do Hotel.

PATROCÍNIO: Conheça as opções de patrocínio e razões para expor a marca da sua empresa nesse evento que reunirá os principais executivos da indústria de infraestrutura do Brasil. Para patrocinar esse evento ligue para 11 2364-0008 ou envie e-mail: patrocinio@conceitoseminarios.com.br

Incluso

Patrocínio

TECNOGEOFISICA

Apoio

ABCE
ABIFER
ABTC
ABTI
AENFER
ANPTRILHOS
ANUT
ANTF
CIT AMERICAS
ICZ
SIMEFRE

Compartilhe