X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Concessão de Ferrovias: Aperfeiçoamento do Novo Modelo X Oportunidades de Negócios

12/09/2015 9h às 18h

O Evento

O único evento voltado às Concessões de Ferrovias ganha sua terceira edição e, dessa vez, com o foco central nas oportunidades de negócios e desafios Aperfeiçoamento do Novo Modelo de Concessão.

O encontro setorial abordará o novo pacote de estímulo à infraestrutura e como se dará a nova etapa que responde ao aumento da produção, da frota, do movimento de passageiros e de cargas em todo o país. E mais: Pela primeira vez, Governo falará sobre as novas regras anunciadas no dia 23 de Novembro sobre o aumento da taxa de retorno para concessões e suas oportunidades de negócios. Veja matéria

– Conheça o novo modelo de concessão e os novos acordos exclusivos com as características de cada empreendimento.

– Descubra as oportunidades da nova lista de projetos, que incluem trechos da Ferrovia Norte-Sul, a construção de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e Vitória, além da Ferrovia Transoceânica, em parceria com o Peru, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico.

– Como as empresas estão trabalhando nos estudos de viabilidade e modelagem que deverão ser finalizados até maio de 2016?

– Esclareça como as concessões ferroviárias buscarão melhorar o escoamento da produção agrícola, da integração entre portos e terminais.

As inscrições para esse encontro de negócios e oportunidades são limitadas (11) 2364-0007

Clique e conheça as outras edições dos seminários Concessões de Ferrovias:

2014: 2º ENCONTRO NACIONAL CONCESSÕES DE FERROVIAS – 9 DE MAIO DE 2014 – FOTOS DO EVENTO

2013: CONCESSÃO DE FERROVIAS: REGRAS E RISCOS DO NOVO MODELO – 24 DE MAIO DE 2013 – FOTOS DO EVENTO

Objetivo

Proporcionar uma oportunidade estratégica de conversa aberta entre Governo e Setor Privado para que os principais riscos ou incertezas apontadas no novo modelo sejam esclarecidos.

Descubra as lacunas nas normas e inconsistências no modelo que já estão sendo alteradas.

Conheça quais serão as garantias oferecidas pelo Governo para que a iniciativa privada participe com sucesso das Concessões Ferroviárias.

Público Alvo

– Operadores de malha ferroviária
– Empresas de Logística
– Construtoras e Empresas de Engenharia
– Investidores Nacionais e Internacionais
– Advogados Especialistas em Infraestrutura e Transportes
– Usuários e Prestadores de Serviços de Transporte Ferroviário
– Fornecedores de Equipamentos e Tecnologia
– Bancos, Seguradoras e Fundos de Investimento
– Representantes do Governo Federal e Estaduais

Palestrantes

Carlos Nascimento - ANTT

Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Mestrando em Economia pela Universidade de Brasília. Pós-graduado em Direito Administrativo e Processo Administrativo e em Regulação de Transportes Terrestres. Advogado, graduado pela Universidade Cândido Mendes, RJ. É servidor de carreira, Especialista em Regulação, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, onde atualmente ocupa o cargo de Diretor, com atuação principal no transporte rodoviário e ferroviário de cargas.

www.antt.gov.br

Felipe Borim Villen - Ministério de Planejamento

Diretor de Rodovias, Ferrovias e Hidrovias

www.planejamento.gov.br

Alexandre Barra - ABDIB

Alexandre Barra é diretor adjunto de relações institucionais, responsável pelas áreas legislativa, regulatória e de políticas públicas da Andrade Gutierrez Engenharia S.A.. É formado em Engenharia Civil pela UFMG, com mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, respectivamente pela EESC/USP e COPPE/UFRJ, e pós-graduado em Regulação pela UFRJ. Iniciou sua carreira como consultor em transportes e gerente comercial. Atuou também como especialista em regulação na ANTT e assessor do Conselho de Infraestrutura da CNI antes de ingressar na Andrade Gutierrez em 2011, já na atual função. Barra atua junto ao Congresso Nacional, agências reguladoras e ministérios na identificação e desenvolvimento de oportunidades para o Grupo. Sua área também acompanha entidades representativas como CNI e SINICON, e é o coordenador técnico do Comitê de Ferrovias da ABDIB. Entre suas principais atuações recentes, está a colaboração técnica na modelagem de concessões e PPPs federais, em especial o Programa de Investimentos em Logística.

www.andradegutierrez.com.br

Ana Carolina Assis - BNDES

Administradora do Depto de Transportes e Logística do BNDES, graduada em Administração e Economia, UFJF; pós-graduada em Logística, UFJF e Finanças, Ibmec. Possui experiência em infraestrutura logística.

www.bndes.gov.br

Vicente Abate - ABIFER

Presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária). É engenheiro metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Poli/USP e possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA. É diretor de relações corporativas da AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A. É diretor do SIMEFRE, da ABIFA, da SAE BRASIL, da ANPTrilhos, da ANTP e do DEINFRA/FIESP. É vice-presidente da ADTrem. É conselheiro do CONSIC/FIESP e da ABENDI.

www.abifer.org.br

Luís Felipe Valerim Pinheiro - VPBG Advogados

Sócio de VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica. Membro do Departamento de Infraestrutura – DEINFRA da FIESP. Professor dos cursos de Direito Administrativo e de Direito Econômico da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas  (GV DIREITO SP). Professor do curso de especialização em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP. Foi Coordenador de Infraestrutura e Energia na Casa Civil da Presidência da República, membro do Comitê Interministerial da AGU perante o Tribunal de Contas da União – TCU e da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. Possui diversas publicações na área de Direito Público Econômico e Regulação.

www.vpbg.com.br

Guilherme Penin - Ex-Secretário de Portos

Economista, graduado e mestre em teoria econômica pela FEA-USP. Foi assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, tendo atuado na estruturação de projetos de concessão de infraestrutura. Foi Secretário de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República e, posteriormente, Secretario-executivo do mesmo ministério. É funcionário de carreira do BNDES.

Jean Carlos Pejo

Pós-graduado com MBA em Logística Empresarial e Gerencia de Projetos, ambas pela Fundação Getúlio Vargas, Engenheiro mecânico pela UNICAMP e Administrador de Empresa, com cursos de especialização e estágios em ferrovias do Japão, França, UK e USA. Especialista em estruturação e gestão de projetos, ex Diretor de Planejamento e Gestão da FEPASA – Ferrovia Paulista S.A., e ex-membro do Conselho Fiscal da Cia. Paulista de Força e Luz (Empresa de Transmissão e Distribuição de Energia). Chefe do Escritório da ALAF (Associação Latino-Americana de Ferrovias) no Brasil.

www.alaf.int.ar

Renato Voltaire Barbosa Araujo - ANUT

Graduado em Engenharia Mecânica e Industrial na PUC – RJ com Cursos de Pós-Graduação na Petrobrás e no IRI / Itália (Gestão Empresarial), além de diversos outros cursos de extensão. Atual Diretor da ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga. Mais de 35 anos de experiência nas atividades de engenharia, gestão, desenvolvimento de projetos e negócios, principalmente na área de Infra-Estrutura (Logística / Energia / Siderurgia / Mineração). Entre outros, foi Secretário Executivo da ASEP/ RJ - Agência Reguladora do Estado do Rio de Janeiro, Diretor da CEG – Cia. Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, Secretário de Energia e Transportes do IBS – Instituto Brasileiro de Siderurgia e Gerente do Projeto de Implantação da Mina de Carajás – VALE. Vivência internacional, tendo residido na Itália e EUA e integrado diversas missões negociais nos EUA, União Européia e Mercosul, visando a defesa de interesses econômicos brasileiros. Ex - professor universitário.

www.anut.org.br

Rodrigo Vilaça - ANPTrilhos

É formado em Administração de Empresas (Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, Brasil) e tem MBA em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas FGV-SP, Brasil). Cursos de Especialização: Gestão Rural, Materiais, Supply Chain, Procurement e Trading, Logística, Transporte, Logística Empresarial e Ferroviária (Bélgica). Cursos de desenvolvimento profissional, com ênfase na "Comunicação e Negociação" em Logística, E-business e Sucessão Familiar. Esteve durante 11 (onze) anos a frente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e hoje atua como Diretor Executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos); Vice-presidente de Relações Institucionais da Abralog (Associação Brasileira de Logística); Presidente da Seção Ferroviária da Confederação Nacional do Transporte - CNT; Sócio Diretor da empresa de consultoria RV Soluções Logísticas; Conselheiro na Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística do Estado do Rio de Janeiro – Central, na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô DF e na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanístico do Estado de São Paulo – CDHU.

anptrilhos.org.br

Programação

8h30

Credenciamento e Welcome Coffee

Início

Abertura do Evento – Presidente de Mesa

Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica

9h00

ANTT: A nova regulação do Transporte Ferroviário de Cargas

Carlos Nascimento
Diretor da ANTT Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

9h40

Próximos Passos do PIL na ampliação de Investimentos em Infraestrutura Ferroviária

– Como será assegurado o direito de passagem para integração das malhas das concessões existentes e novas?
– Como se dará o aprimoramento da concorrência no modelo de operador verticalizado
– A adoção do modelo de licitação por outorga ou compartilhamento de investimento
– Expectativas para o uso do procedimento de manifestação de interesse para desenvolvimento dos estudos de viabilidade

Felipe Borim Villen
Diretor de Logística do Ministério do Planejamento

10h20

Coffee Break e Networking

10h40

Desafios na nova modelagem do PIL Ferrovias em projetos greenfield

– O Brasil precisa de novas ferrovias?
– Qual foi a evolução das discussões sobre o modelo de concessão ou PPP a ser definido, desde o lançamento do PIL em 2012?
– Participação do investimento público em projetos greenfield: quais são as principais alternativas?
– Considerando o contexto atual de forte restrição fiscal, quais são os desafios de atratividade do PIL Ferrovias?

Alexandre Barra
Coordenador Técnico do Comitê de Ferrovias da ABDIB

11h10

BNDES: Condições de Financiamento e Novos projetos da Infraestrutura Ferroviária

– BNDES e o apoio à infraestrutura
– Competitividade da infraestrutura no Brasil
– Financiamento às concessões de infraestrutura ferroviária
– Perspectivas

Ana Carolina Assis
Departamento de Transportes e Logística da Área de Infraestrutura e Energia do BNDES

11h50

Debate Governo e Iniciativa Privada: Esclareça as principais questões para seus negócios

Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER

12h20

Almoço

14h00

Prorrogações das Concessões Ferrovias e o recente Paradigma do Setor Portuário

– Histórico de prorrogações de concessões de infraestrutura
– Regras para prorrogações contratuais no setor ferroviário
– Aspectos relevantes considerados pelo TCU em prorrogações de infraestrutura
– Recente experiência das prorrogações antecipadas no setor portuário

Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica

Guilherme Penin
Ex-Secretário Executivo de Portos

Fernando Simões Paes
Diretor-Executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários)

15h00

Expansão do transporte ferroviário via “short lines”

– Modelo operacional adotado no Brasil
– Sucesso das short lines no USA
– Convivencia do serviço de carga com passageiros
– Desenvolvimento regional e atratividade do negócio short line no Brasil

Jean Pejo
Representante no Brasil da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF)

15h30

Momento de perguntas e respostas

Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER

15h50

Coffee Break

16h10

Expectativas das Novas Concessões para os Usuários do Transporte de Carga

– A efetiva implementação do Operador Ferroviário Independente
– Integração das malhas existentes e futuras com prioridade do “Direito de Passagem”
– Condicionantes das eventuais renovações contratuais das atuais concessões
– Modicidade Tarifária

Renato Voltaire Barbosa Araujo
Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga – ANUT

16h40

Momento de perguntas e respostas

Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER

17h00

Desafios para o Setor Ferroviário da perspectiva do transporte de passageiros 

– Os novos investimentos previstos para o transporte de passageiros
– A demanda e a visão de mercado sobre o transporte de passageiros
– Desafios para nova tecnologia usada na construção, manutenção e operação da malha
– Impactos das novas concessões para deslocamentos interurbanos e ao turismo

Rodrigo Otaviano Vilaça
Diretor-Executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos)

17h40

Momento de perguntas e respostas

Moderador: Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica

18h00

Encerramento

Grade sujeita à alterações.

Compartilhe este seminário

Contato

Receba mais informações sobre o seminário.

Data

12/09/2015
9h às 18h

Local

Hotel Golden Tulip Paulista Plaza
Alameda Santos, 85 - Jardins

Investimento

R$ 1590 para inscrições pagas até 28/10 (esgotado)
R$ 1890 para inscrições pagas até 11/11 (esgotado)
R$ 2290 para inscrições pagas até 02/12 (esgotado)
R$ 2590 para inscrições pagas até 08/12

Incluso

Material de Apoio Digital: Palestras copiadas em pen drive
– Alimentação:
Welcome Coffee
Coffee Break Manhã
Coffee Break Tarde
Almoço
– Estacionamento do Hotel
-Certificado de participação no Seminário

Patrocínio

Conheça as opções de patrocínio e razões para expor a marca da sua empresa nesse evento que reunirá Governo, Consórcios, Players e cadeia fornecedora para ferrovias e de infraestrutura de todo o Brasil.

Para patrocinar ligue para (11) 2364-0008

Parceiro de Conteúdo

VPBG

Apoio

REVISTA FERROVIáRIA
ALAF
ABCE
ABIFER
ABIMAQ
AENFER
ANPTRILHOS
ANUT
APIMEC
ANTF
CIT AMERICAS
SIMEFRE
SINICESP

Compartilhe