X

Receba nossa programação por email

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Concessões de Aeroportos: Oportunidades de Negócios

03/09/2012 Das 09h00 às 18h30

O Evento

 

Objetivo

O evento corporativo reuniu mais de 100 executivos e Governo em um intenso debate sobre os desafios e oportunidades que as Concessões de Aeroportos trarão à iniciativa privada na construção e administração de aeroportos.

– As principais autoridades do setor, como SAC, ANAC, MINISTÉRIO DA FAZENDA, BNDES E IATA esclareceram as principais dúvidas dos consórcios e abordaram como bancos de investimento, fornecedores de aeroportos e grandes escritórios se beneficiarão com as novas administrações.

– Expansão e investimentos: O evento fortaleceu o networking entre Governo, consórcios e fornecedores e abordou as novas oportunidades do mercado que possui receita líquida de R$ 2,6 bilhões anualmente e ritmo de expansão três vezes superior ao da média mundial.

– Infraestrutura aeroportuária: Os palestrantes mostraram como a concessão levará ao melhor desempenho da infraestrutura aeroportuária brasileira, com melhorias na qualidade dos serviços, contribuindo para a geração de mão-de-obra especializada, facilitando a construção de novos aeroportos e, ainda, trazendo benefícios à segurança do passageiro.

Público Alvo

– Executivos envolvidos na construção e gestão de aeroportos (infraestrutura e engenharia pesada)
– Consórcios Nacionais e Internacionais
– Bancos de Investimentos e Seguradoras
– Consultorias e Agencias de Rating
– Advogados especialistas em direito regulatório, licitação e direito aéreo e project finance.
– Empresas fornecedoras de serviços para aeroportos

Palestrantes

MARTHA SEILLIER - SAC

Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Martha Seillier é servidora pública federal, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É graduada em Economia e em Direito e mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Desde 2009 trabalha para o governo no planejamento e regulação da aviação civil.

www.aviacaocivil.gov.br/

DANIELLE CREMA

Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Advogada, pós-graduada em Controle da Regulação (Instituto Serzedello Corrêa/TCU) e Direito Constitucional (UNB). Foi Coordenadora Geral de Transporte e Logística da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda; Gerente Técnica de Regulação da Infraestrutura Aeroportuária e Assessora Especial da Diretoria de Regulação Econômica da Agência Nacional de Aviação Civil; Gerente de Avaliação de Mercado e Defesa da Concorrência da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

NELSON FONTES SIFFERT FILHO - BNDES

Superintendente de Infraestrutura do BNDES. Nascido em 1961, Nelson Siffert formou-se em Economia pela UFRJ em 1983 e tornou-se doutor em Economia pela USP. Atuando no BNDES desde 1985, iniciou a carreira como Analista de Projetos na área de Agroindústria. Foi também Gestor da área de Planejamento, tendo participado nos Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento e no Planejamento Estratégico no período entre 2000 e 2005. Durante quatro anos atuou na área de Desenvolvimento Regional, tornando-se Chefe do Departamento de Energia Elétrica e participando em alguns dos maiores empreendimentos de energia elétrica do Brasil. Desde abril de 2009, é Superintendente da área de Infraestrutura do BNDES.

FELIX v. BERG

Diretor global de projetos de investimentos e gerenciamento da Fraport (administradora de aeroportos que participa direta ou indiretamente da gestão de 13 aeroportos pelo mundo, entre eles os de Frankfurt, na Alemanha, Lima, Cairo, Nova Déli, na Índia e Dacar)

CARLOS EBNER

Country Director da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Carlos é formado em administração de empresas pela Faculdade Cândido Mendes no Rio de Janeiro com MBA em finanças no IBMEC-Rio. Foi Diretor de Finanças e de Relações com os Investidores da Varig S/A, onde também ocupou o cargo de Diretor da Unidade de Negócios de Carga Aérea. Mais tarde foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Cia Vale do Rio Doce S/A e Presidente da Docenave Navegação (empresa do Grupo Vale). Em 2006 assumiu a Presidência da OceanAir Linhas Aéreas Ltda. Como Conselheiro de Administração participou do Conselho da Ferrovia Centro Atlântico, Santal Equipamentos S/A e Faculdades Integradas CETEC S/A Centro de Estudos Técnicos . Atualmente exerce a posição de Diretor para o Brasil da IATA – International Air Transport Association. Entre outras experiências: membro do Comitê Finanças da Iata, Chairman do Cargo Star Alliance e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento ao longo da carreira, entre os quais os de Leadership Advance Program no MIT – EUA, Advance Management Program do INSEAD/França e FDC, Advance Management Program da Kellogs University/FDC nos EUA, Curso de Conselheiro de Administração pelo IBGC e é Conselheiro Certificado(CCI) pelo mesmo Instituto.

RESPÍCIO ESPÍRITO SANTO - CEPTA

Presidente do Instituto CEPTA Especialista na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte aéreo, planejamento estratégico de empresas aéreas, cenários futuros, políticas públicas de transporte aéreo, binômio transporte aéreo/turismo.

www.aviacaoemdestaque.com.br/

MARLON SHIGUERU USHIRO IEIRI - FHCUNHA ADV

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Master em Derecho de La Unión Europea pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e Master em Droit du Commerce International pela Université Paris X, França. Experiência especialmente nos seguintes setores: contratos internacionais, infraestrutura e societário. Desenvolvimento profissional no Brasil e na França, com vasta experiência em gerenciamento jurídico de projetos, participando, dentre outros, do acompanhamento de projetos como a construção da CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), construção de Portos, Plataformas Marítimas, Dutos, Estradas, Estaleiros e Concessão de Rodovias e Aeroportos. Palestrante em cursos de gerenciamento de contratos e claims, e autor de artigos em jornais e revistas.

FERNANDO HENRIQUE CUNHA - FHCUNHA ADV

Sócio-Fundador FHCunha Advogados. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de diversos cursos de especialização em Comércio Internacional e Transporte Marítimo, no Reino Unido, Bélgica e nos Estados Unidos. É Árbitro da CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Brasil), da Diretoria de Administração de Contratos do Instituto de Engenharia (IE) e professor de Direito Civil (Direitos e Obrigações) na FGV de Campinas. Profissional com larga experiência em contratos envolvendo engenharia e construção e licitações públicas. Ex-assessor jurídico da Diretoria e do Núcleo de Engenharia & Construção da Camargo Corrêa, onde atuou em diversos segmentos, tais como: Barragens, Termelétricas, Petróleo e Gás, Rodovias e Projetos Aeroportuários. Sócio do escritório F. H. Cunha Advogados Associados. Ministra diversos simpósios, cursos e treinamentos no segmento de Administração e Gestão Jurídica de Contratos, Infraestrutura e Gerenciamento Jurídico de Projetos.

FABIO ALVES MOURA - I.R.C.M ADVOGADOS

Sócio de I.R.C.M Advogados, Mestre em Direito Internacional e Europeu pela Universidade de Rouen (França) e Doutorando em Direito Empresarial Internacional (Financiamento de projetos de infraestrutura) pela Universidade de Paris X em Integração Regional pela USP, além de diversos cursos complementares (Oxford, Madrid, Santiago e etc). Nove anos de experiência profissional nas áreas Jurídica, de Consultoria e Diplomática, nos setores: Contratual Internacional e de Engenharia, Construção, Infraestrutura e Projetos em escritórios de advocacia e empresas no Brasil e na França, em consultoria de desenvolvimento na África (Camarões) e no Oriente Médio (Abu Dhabi) e no Comitê de Transportes do Conselho de Ministros da União Européia (Bruxelas). Membro do grupo de experts da ONU em Infraestrutura e Desenvolvimento - Projeto InfraDev UN, da American Society of International Law, da United Nations Association-France, da London Chamber of Arbitration YAG, da Câmara de Comércio de Estocolmo

www.ircmadvogados.com/

JOSÉ VIRGILIO LOPES ENEI

Sócio nas áreas de Infraestrutura e Financiamento de Projetos Mestre em direito pela Universidade da Virgínia (EUA) e em direito comercial pela USP. Pós-graduado em administração de empresas pela FGV e advogou nos Estados Unidos no escritório Dewey Ballantine LLP (de Nova Iorque). José Virgílio é sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, onde iniciou sua carreira em 1994, atuando na área de Financiamento de Projetos e Infra-estrutura (energia, direito aeronáutico e transportes). Dentre os trabalhos que já desenvolveu, destaque para o financiamento das usinas termelétricas UTE-Norte Fluminense do Grupo EDF e TermoFortaleza do Grupo Endesa, nesta última assessorando o IFC - International Finance Corporation, braço do Banco Mundial. Mais recentemente, o autor vem participando ativamente da implantação das primeiras parcerias público-privadas no Brasil.

FABIO FALKENBURGER - MACHADO MEYER ADV

Sócio nas áreas de Direito Aeronáutico e Infraestrutura do Machado Meyer Advogados. Graduado pela Faculdade de Direito da PUC-SP, possui LL.M em Direito do Mercado Financeiro pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (atual INSPER), obtido em 2003; É membro da Ordem dos Advogados do Brasil e Vice-Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB. É coautor dos livros “Aircraft Financing”, publicado pela editora Euromoney Books em 2011, e “Security Over Receivables” publicado pela editora Oxford University Press em 2088, escreveu entre outros, o artigo “Os desafios na aviação civil”, Jornal O Estado de São Paulo em 2011.

Programação

8H30 

Credenciamento e Welcome Coffee

9H00 

 

SAC: Panorama do Processo  de Concessões de Aeroportos

 

– Cenário aeroportuario para Copa do Mundo e Olimpíadas
– Investimentos em infraestrutura e melhoria do atendimento ao usuário
– A nova organização e coordenação das atividades públicas nos aeroportos concedidos
– A introdução da competição na gestão do sistema aeroportuário brasileiro

Martha Seillier
Diretora de Regulação e Concorrência da Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. 

10H20

 Coffee Break e Networking

10h40

 

 Critérios adotados pela ANAC para elaboração das Regras dos Editais e Contratos de Concessão

– Alternativas para a inciativa privada se adequar aos contratos de concessão de serviços públicos para ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos
– Novo Plano de investimentos para aviação regional
– Previsões para Ampliação dos Terminais de Cargas

Danielle Crema
Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

11H45 

 

 Case Internacional: Alternativas para Aumento de Capacidade de Terminais Aeroportuários para Atendimento de Demandas Pontuais 

– Aeroporto de Doha: Terminal Temporário para XV Jogos Asiáticos
– Aeroporto de Lisboa: Terminal Temporário utilizado durante o Campeonato de Fubebol EURO 2004

Fabio Borges
Senior Project Manager na Gehr Internacional 

12H 

 

 Mesa redonda

Debate: SAC e ANAC esclarecerão as principais dúvidas e questões emblemáticas aos negócios dos executivos presentes.

12H30

 ALMOÇO

14h00 

 

Condições previstas pelo BNDES para os Financiamentos das Próximas Concessões de Aeroportos

– Como o BNDES financiará os consórcios vencedores para a gestão dos aeroportos em até 80%?
– O BNDES e a abertura de financiamento aos investidores estrangeiros em aeroportos no Brasil
– O papel do BNDES no atendimento à crescente demanda de passageiros X Perspectivas de investimentos para os 20 principais terminais do País

Nelson Siffert
Superintendente de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

15h00 

 

 Resumo da Primeira Rodada de Concessões de Aeroportos Brasileiros

– Experiências da FRAPORT AG – Frankfurt Airport Services Worldwide na Administração Internacional de Aeroportos no Mundo (administradora de aeroportos em Frankfurt, Lima, Cairo, Índia e Dacar)

Felix v. Berg
Project Director Global Investments & Management da FRAPORT AG – Frankfurt Airport Services Worldwide

*(essa palestra terá tradução simultânea)

16h00

 

 

 Coffee Break e Networking

– Benefícios Econômicos da Aviação X Desafios
– Infraestrutura: Desafios da Aviação Civil no Brasil

Carlos Ebner
Diretor da IATA Brasil

Moderador: Respício Espírito Santo Júnior 
Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (CEPTA)

16h20

O Valor da Aviação na Economia do Brasil e as Questões de Infraestrutura

– Benefícios Econômicos da Aviação X Desafios
– Infraestrutura: Desafios da Aviação Civil no Brasil

Carlos Ebner
Diretor da IATA Brasil

Moderador: Respício Espírito Santo Júnior 
Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (CEPTA)

17h20 

 

 Avaliações críticas dos resultados obtidos: o que deve ser evitado e o que pode ser aperfeiçoado

– Melhores práticas para planejar e executar projetos adequados às regras para concessões de aeroportos
– Project Finance em Projetos Aeroportuários

Marlon Shigueru ushiro Ieiri
Sócio FH Cunha Advogados

Fábio Alves Moura
Sócio FH Cunha Advogados

Fernando Cunha
Sócio-fundador FH Cunha Advogados

18h00 

 

Modelos de Contratação para a Execução de Projetos de Infraestrutura Aeroportuária por Particulares

– São Gonçalo do Amarante: O primeiro caso
– Desafios e alternativas para os investidores

José Virgilio Lopes Enei 
Sócio especialista em infraestrutura do Machado Meyer Advogados

Fabio Falkenburger 
Sócio nas áreas de Direito Aeronáutico e Infraestrutura do Machado Meyer Advogados

18h30 

Encerramento

Compartilhe este seminário

Contato

Receba mais informações sobre o seminário.

Data

03/09/2012
Das 09h00 às 18h30

Local

Hotel Golden Tulip Paulista Plaza
Alameda Santos, 85, Jardins – São Paulo

Investimento

R$ 1990 inscrições efetuadas até 2 de Março
R$ 2220 inscrições efetuadas após 2 de Março

DESCONTOS: São progressivos a partir de 2 inscrições. Consulte tabela.

INCLUÍDO:

Material de Apoio (Guia de Palestras em dois formatos):
Impresso: as palestras em uma apostila para anotações gerais
Digital: as palestras copiadas em pen drive

 

Alimentação e estacionamento
Dois coffee breaks, almoço e estacionamento do hotel.

PATROCÍNIO:

Conheça as opções de patrocínio e exposição de sua marca nesse evento que reunirá os principais executivos de infraestrutura e serviços envolvidos nas Concessões de Aeroportos.
patrocinio@conceitoseminarios.com.br

Incluso

Apoio

ABAG
CEPTA
FHCUNHA ADVOGADOS
IATA

Compartilhe