O único evento voltado às Concessões de Ferrovias ganha sua terceira edição e, dessa vez, com o foco central nas oportunidades de negócios e desafios Aperfeiçoamento do Novo Modelo de Concessão.
O encontro setorial abordará o novo pacote de estímulo à infraestrutura e como se dará a nova etapa que responde ao aumento da produção, da frota, do movimento de passageiros e de cargas em todo o país. E mais: Pela primeira vez, Governo falará sobre as novas regras anunciadas no dia 23 de Novembro sobre o aumento da taxa de retorno para concessões e suas oportunidades de negócios. Veja matéria
– Conheça o novo modelo de concessão e os novos acordos exclusivos com as características de cada empreendimento.
– Descubra as oportunidades da nova lista de projetos, que incluem trechos da Ferrovia Norte-Sul, a construção de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e Vitória, além da Ferrovia Transoceânica, em parceria com o Peru, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico.
– Como as empresas estão trabalhando nos estudos de viabilidade e modelagem que deverão ser finalizados até maio de 2016?
– Esclareça como as concessões ferroviárias buscarão melhorar o escoamento da produção agrícola, da integração entre portos e terminais.
As inscrições para esse encontro de negócios e oportunidades são limitadas (11) 2364-0007
Clique e conheça as outras edições dos seminários Concessões de Ferrovias:
2014: 2º ENCONTRO NACIONAL CONCESSÕES DE FERROVIAS – 9 DE MAIO DE 2014 – FOTOS DO EVENTO
2013: CONCESSÃO DE FERROVIAS: REGRAS E RISCOS DO NOVO MODELO – 24 DE MAIO DE 2013 – FOTOS DO EVENTO
8h30
Credenciamento e Welcome Coffee
Início
Abertura do Evento – Presidente de Mesa
Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica
9h00
ANTT: A nova regulação do Transporte Ferroviário de Cargas
Carlos Nascimento
Diretor da ANTT Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres
9h40
Próximos Passos do PIL na ampliação de Investimentos em Infraestrutura Ferroviária
– Como será assegurado o direito de passagem para integração das malhas das concessões existentes e novas?
– Como se dará o aprimoramento da concorrência no modelo de operador verticalizado
– A adoção do modelo de licitação por outorga ou compartilhamento de investimento
– Expectativas para o uso do procedimento de manifestação de interesse para desenvolvimento dos estudos de viabilidade
Felipe Borim Villen
Diretor de Logística do Ministério do Planejamento
10h20
Coffee Break e Networking
10h40
Desafios na nova modelagem do PIL Ferrovias em projetos greenfield
– O Brasil precisa de novas ferrovias?
– Qual foi a evolução das discussões sobre o modelo de concessão ou PPP a ser definido, desde o lançamento do PIL em 2012?
– Participação do investimento público em projetos greenfield: quais são as principais alternativas?
– Considerando o contexto atual de forte restrição fiscal, quais são os desafios de atratividade do PIL Ferrovias?
Alexandre Barra
Coordenador Técnico do Comitê de Ferrovias da ABDIB
11h10
BNDES: Condições de Financiamento e Novos projetos da Infraestrutura Ferroviária
– BNDES e o apoio à infraestrutura
– Competitividade da infraestrutura no Brasil
– Financiamento às concessões de infraestrutura ferroviária
– Perspectivas
Ana Carolina Assis
Departamento de Transportes e Logística da Área de Infraestrutura e Energia do BNDES
11h50
Debate Governo e Iniciativa Privada: Esclareça as principais questões para seus negócios
Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER
12h20
Almoço
14h00
Prorrogações das Concessões Ferrovias e o recente Paradigma do Setor Portuário
– Histórico de prorrogações de concessões de infraestrutura
– Regras para prorrogações contratuais no setor ferroviário
– Aspectos relevantes considerados pelo TCU em prorrogações de infraestrutura
– Recente experiência das prorrogações antecipadas no setor portuário
Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica
Guilherme Penin
Ex-Secretário Executivo de Portos
Fernando Simões Paes
Diretor-Executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários)
15h00
Expansão do transporte ferroviário via “short lines”
– Modelo operacional adotado no Brasil
– Sucesso das short lines no USA
– Convivencia do serviço de carga com passageiros
– Desenvolvimento regional e atratividade do negócio short line no Brasil
Jean Pejo
Representante no Brasil da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF)
15h30
Momento de perguntas e respostas
Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER
15h50
Coffee Break
16h10
Expectativas das Novas Concessões para os Usuários do Transporte de Carga
– A efetiva implementação do Operador Ferroviário Independente
– Integração das malhas existentes e futuras com prioridade do “Direito de Passagem”
– Condicionantes das eventuais renovações contratuais das atuais concessões
– Modicidade Tarifária
Renato Voltaire Barbosa Araujo
Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga – ANUT
16h40
Momento de perguntas e respostas
Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER
17h00
Desafios para o Setor Ferroviário da perspectiva do transporte de passageiros
– Os novos investimentos previstos para o transporte de passageiros
– A demanda e a visão de mercado sobre o transporte de passageiros
– Desafios para nova tecnologia usada na construção, manutenção e operação da malha
– Impactos das novas concessões para deslocamentos interurbanos e ao turismo
Rodrigo Otaviano Vilaça
Diretor-Executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos)
17h40
Momento de perguntas e respostas
Moderador: Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica
18h00
Encerramento
Grade sujeita à alterações.
Proporcionar uma oportunidade estratégica de conversa aberta entre Governo e Setor Privado para que os principais riscos ou incertezas apontadas no novo modelo sejam esclarecidos.
Descubra as lacunas nas normas e inconsistências no modelo que já estão sendo alteradas.
Conheça quais serão as garantias oferecidas pelo Governo para que a iniciativa privada participe com sucesso das Concessões Ferroviárias.
– Operadores de malha ferroviária
– Empresas de Logística
– Construtoras e Empresas de Engenharia
– Investidores Nacionais e Internacionais
– Advogados Especialistas em Infraestrutura e Transportes
– Usuários e Prestadores de Serviços de Transporte Ferroviário
– Fornecedores de Equipamentos e Tecnologia
– Bancos, Seguradoras e Fundos de Investimento
– Representantes do Governo Federal e Estaduais
R$ 1590 para inscrições pagas até 28/10 (esgotado)
R$ 1890 para inscrições pagas até 11/11 (esgotado)
R$ 2290 para inscrições pagas até 02/12 (esgotado)
R$ 2590 para inscrições pagas até 08/12
Material de Apoio Digital: Palestras copiadas em pen drive
– Alimentação:
Welcome Coffee
Coffee Break Manhã
Coffee Break Tarde
Almoço
– Estacionamento do Hotel
-Certificado de participação no Seminário