O único evento voltado às Concessões de Ferrovias ganha sua terceira edição e, dessa vez, com o foco central nas oportunidades de negócios e desafios Aperfeiçoamento do Novo Modelo de Concessão.
O encontro setorial abordará o novo pacote de estímulo à infraestrutura e como se dará a nova etapa que responde ao aumento da produção, da frota, do movimento de passageiros e de cargas em todo o país. E mais: Pela primeira vez, Governo falará sobre as novas regras anunciadas no dia 23 de Novembro sobre o aumento da taxa de retorno para concessões e suas oportunidades de negócios. Veja matéria
– Conheça o novo modelo de concessão e os novos acordos exclusivos com as características de cada empreendimento.
– Descubra as oportunidades da nova lista de projetos, que incluem trechos da Ferrovia Norte-Sul, a construção de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e Vitória, além da Ferrovia Transoceânica, em parceria com o Peru, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico.
– Como as empresas estão trabalhando nos estudos de viabilidade e modelagem que deverão ser finalizados até maio de 2016?
– Esclareça como as concessões ferroviárias buscarão melhorar o escoamento da produção agrícola, da integração entre portos e terminais.
As inscrições para esse encontro de negócios e oportunidades são limitadas (11) 2364-0007
Clique e conheça as outras edições dos seminários Concessões de Ferrovias:
2014: 2º ENCONTRO NACIONAL CONCESSÕES DE FERROVIAS – 9 DE MAIO DE 2014 – FOTOS DO EVENTO
2013: CONCESSÃO DE FERROVIAS: REGRAS E RISCOS DO NOVO MODELO – 24 DE MAIO DE 2013 – FOTOS DO EVENTO
8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
Início – Abertura do Evento – Presidente de Mesa
Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica
9h00 – ANTT: A nova regulação do Transporte Ferroviário de Cargas
Carlos Nascimento
Diretor da ANTT Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres
9h40 – Próximos Passos do PIL na ampliação de Investimentos em Infraestrutura Ferroviária
– Como será assegurado o direito de passagem para integração das malhas das concessões existentes e novas?
– Como se dará o aprimoramento da concorrência no modelo de operador verticalizado
– A adoção do modelo de licitação por outorga ou compartilhamento de investimento
– Expectativas para o uso do procedimento de manifestação de interesse para desenvolvimento dos estudos de viabilidade
Felipe Borim Villen
Diretor de Logística do Ministério do Planejamento
10h20 – Coffee Break e Networking
10h40 – Desafios na nova modelagem do PIL Ferrovias em projetos greenfield
– O Brasil precisa de novas ferrovias?
– Qual foi a evolução das discussões sobre o modelo de concessão ou PPP a ser definido, desde o lançamento do PIL em 2012?
– Participação do investimento público em projetos greenfield: quais são as principais alternativas?
– Considerando o contexto atual de forte restrição fiscal, quais são os desafios de atratividade do PIL Ferrovias?
Alexandre Barra
Coordenador Técnico do Comitê de Ferrovias da ABDIB
11h10 – BNDES: Condições de Financiamento e Novos projetos da Infraestrutura Ferroviária
– BNDES e o apoio à infraestrutura
– Competitividade da infraestrutura no Brasil
– Financiamento às concessões de infraestrutura ferroviária
– Perspectivas
Ana Carolina Assis
Departamento de Transportes e Logística da Área de Infraestrutura e Energia do BNDES
11h50 – Debate Governo e Iniciativa Privada: Esclareça as principais questões para seus negócios
Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER
12h20 – Almoço
14h00 – Prorrogações das Concessões Ferrovias e o recente Paradigma do Setor Portuário
– Histórico de prorrogações de concessões de infraestrutura
– Regras para prorrogações contratuais no setor ferroviário
– Aspectos relevantes considerados pelo TCU em prorrogações de infraestrutura
– Recente experiência das prorrogações antecipadas no setor portuário
Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica
Guilherme Penin
Ex-Secretário Executivo de Portos
Fernando Simões Paes
Diretor-Executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários)
15h00 – Expansão do transporte ferroviário via “short lines”
– Modelo operacional adotado no Brasil
– Sucesso das short lines no USA
– Convivencia do serviço de carga com passageiros
– Desenvolvimento regional e atratividade do negócio short line no Brasil
Jean Pejo
Representante no Brasil da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF)
15h30 – Momento de perguntas e respostas
Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER
15h50 – Coffee Break
16h10 – Expectativas das Novas Concessões para os Usuários do Transporte de Carga
– A efetiva implementação do Operador Ferroviário Independente
– Integração das malhas existentes e futuras com prioridade do “Direito de Passagem”
– Condicionantes das eventuais renovações contratuais das atuais concessões
– Modicidade Tarifária
Renato Voltaire Barbosa Araujo
Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga – ANUT
16h40 – Momento de perguntas e respostas
Moderador: Vicente Abate
Presidente da ABIFER
17h00 – Desafios para o Setor Ferroviário da perspectiva do transporte de passageiros
– Os novos investimentos previstos para o transporte de passageiros
– A demanda e a visão de mercado sobre o transporte de passageiros
– Desafios para nova tecnologia usada na construção, manutenção e operação da malha
– Impactos das novas concessões para deslocamentos interurbanos e ao turismo
Rodrigo Otaviano Vilaça
Diretor-Executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos)
17h40 – Momento de perguntas e respostas
Moderador: Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados responsável pela área de direito público, infraestrutura e regulação econômica
18h00 – Encerramento
*Grade sujeita à alterações.
Proporcionar uma oportunidade estratégica de conversa aberta entre Governo e Setor Privado para que os principais riscos ou incertezas apontadas no novo modelo sejam esclarecidos.
Descubra as lacunas nas normas e inconsistências no modelo que já estão sendo alteradas.
Conheça quais serão as garantias oferecidas pelo Governo para que a iniciativa privada participe com sucesso das Concessões Ferroviárias.
– Operadores de malha ferroviária
– Empresas de Logística
– Construtoras e Empresas de Engenharia
– Investidores Nacionais e Internacionais
– Advogados Especialistas em Infraestrutura e Transportes
– Usuários e Prestadores de Serviços de Transporte Ferroviário
– Fornecedores de Equipamentos e Tecnologia
– Bancos, Seguradoras e Fundos de Investimento
– Representantes do Governo Federal e Estaduais
1º Lote | R$ 1590 até dia 28 de outubro
2º Lote | R$ 1890 até dia 11 de novembro
3º Lote | R$ 2290 até dia 2 de dezembro
Valor do Evento | R$ 2590 até dia 8 de dezembro
– Palestras: Material de Apoio Digital
– Alimentação: Welcome Coffee, Coffee Break Manhã, Almoço e Coffee Break Tarde
– Estacionamento do Hotel
– Certificado de Participação no Seminário
– Wi-Fi