2º Fórum Indicadores de Desempenho | Inovações e Estratégias para Departamentos Jurídicos

22 de maio de 2015 9h às 18h

Hotel Golden Tulip Paulista Plaza Alameda Santos, 85,
Jardins – São Paulo - SP

O Evento

O Departamento Jurídico vem a cada dia se destacando como parceiro da organização, pois é justamente a eficácia na condução dos processos que minimiza riscos, ações judiciais e maximiza os resultados financeiros.

Participe deste Fórum, que é o único evento do mercado com foco nas melhores práticas de utilização de Indicadores de Desempenho para o Departamento Jurídico, contribuindo para o posicionamento estratégico do jurídico frente a companhia.

Programação

08h30

Credenciamento e Welcome Coffee

Início

Abertura do Seminário pela Presidente de Mesa

Daniela Domingues
Gerente de contencioso da Alstom Brasil

09h00

Os Impactos da Escolha de KPI’s e a Gestão Jurídica com base nos Indicadores

• Saiba como avaliar o perfil da empresa e a demanda de Mercado de forma a definir corretamente os KPI’s, tanto no que diz respeito ao contencioso de massa, como contencioso consultivo.
• Definição de Indicadores e os possíveis efeitos contrários: Saiba quais as consequências que a escolha de Indicadores ineficazes podem trazer para as atividades do departamento e como reverter isso em ações benéficas.
• Inovação: Conheça as formas de inovação no uso de Indicadores sem descumprir as legislações e respeitando as políticas internas e o negócio da empresa.
• Estruturação do Jurídico: Conheça as diversas práticas que o departamento jurídico pode assumir para otimizar os indicadores estabelecidos, sendo mais rápido e eficaz.

Gustavo  Albuquerque 
Sócio do Escritório Gondim Advogados Associados

10h00

Coffee Break e Networking 

10h20

Utilização de Indicadores no Provisionamento e Contingenciamento do Departamento Jurídico e no alinhamento com as metas estratégicas da Organização 

• Defina Indicadores eficazes de forma a controlar o provisionamento, com o intuito de mapear riscos de perdas imediatas e perdas prováveis. Previna-se contra custos adicionais.
• Saiba como estipular o contingenciamento de reserva no caso de possíveis perdas, identificar os riscos e como compensar a redução dos lucros.
• Avalie e mensure contingências objetivas e subjetivas, como forma de analisar as decisões judiciais e jurisprudenciais para a tomada de decisões: precedentes e confrontamento de decisões favoráveis e desfavoráveis.
• Reversão da provisão como forma de maximizar os lucros financeiros da empresa.

Mara Pedrozo
Diretora Jurídica do Walmart Brasil

11h50

Indicadores no Preventivo: Saiba como utilizar Indicadores de Desempenho para se posicionar estrategicamente com o cliente interno e externo da empresa e como tomar decisões efetivas com base em dados quantitativos e qualitativos

• Defina o controle das demandas internas gerando dados quantitativos que possibilitem mensurar tempo de retorno, valores e prazos.
• Reduza sua demanda com a mensuração das falhas e a análise da raiz do problema.
• Mapeie as causas recorrentes geradoras dos processos e previna-se para a redução dos passivos.
• Estabeleça um fluxo de trabalho no intuito de medir o desempenho da área consultiva através do mapeamento dos Indicadores.
• Atue como parceiro da organização: Elabore relatórios com demonstrativos expressivos para o board da empresa e torne-se parte estratégica no alcance de metas.

Rodrigo Cerqueira Santos
Gerente Geral Jurídico Banco Safra

12h30

Almoço e Networking 

14h00

Painel de Debates entre Departamento Jurídico e Escritório Terceirizado: Crie um vínculo estratégico entre ambos no intuito de reduzir a demanda judicial e os custos e maximizar os resultados financeiros da companhia

• Estabeleça um relacionamento produtivo alinhando os objetivos e utilizando métricas que mensurem e avaliem os resultados.
• Saiba como traçar e implantar parâmetros quantitativos e qualitativos para a atuação de cada prestador e avalie a performance para a tomada das decisões mais acertadas.
• Otimize o fluxo de trabalho e informações, filtrando o que é passado para os escritórios de advocacia contratados.
• Desenvolva Indicadores e SLA, tanto para mensuração de desempenho, quanto para a contratação dos terceiros.

Marcelo Tostes de Castro Maia
Sócio do Marcelo Tostes Advogados

Alfredo Santana
Diretor Jurídico para América Latina das Divisões de Caminhões, Ônibus, Equipamentos de Construção e Motores Volvo/Penta

15h00

Indicadores no Consultivo: Debata formas de auferir a volumetria de demandas com o fito de controlar entrada e saída de processos, visando a redução de custos dispensados em litígios judiciais

• Saiba como utilizar os resultados dos Indicadores a favor do departamento, entendendo o porquê das demandas e reduzindo o volume das ações.
• Como identificar, mensurar e reduzir os impactos e riscos financeiros em cada uma das áreas de atuação do departamento jurídico.
• Avalie sua carteira, analisando as decisões positivas, negativas, volume de acordos, valores envolvidos; no intuito de analisar melhores práticas de maximização de resultados.
• Estabeleça metas para a área consultiva e avalie os resultados dos indicadores da área.
• Defina o melhor modelo de relatório que pode unificar os dados de diferentes linhas jurídicas e acerte nas informações do board da organização.

Antonio Carlos Pajoli
Diretor Jurídico do Banco Cetelem

16h00 

Coffee Break e Networking 

16h30

Indicadores no Contencioso: Otimização de processos e os principais resultados atingidos

• Como gerir os Indicadores de forma criteriosa, detalhada e precisa no contencioso de massa em empresas com grande índice de processos.
• Acompanhe como algumas empresas vêm reduzindo custos e aumentando o número de ações com resultado favorável à empresa, através do uso dos Indicadores.
• Conheça formas de aprimoramento da entrada de dados no contencioso, unificando o cadastro.
• Avalie resultados obtidos a partir da análise dos indicadores de desempenho, no intuito de redução de demandas.

Glauco Alves
Gerente Jurídico do Boa Vista Serviços

17h30

Indicadores de Desempenho na Gestão de Pessoas

Alfredo Santana
Diretor Jurídico para América Latina das Divisões de Caminhões, Ônibus, Equipamentos de Construção e Motores Volvo/Penta

18h00

Encerramento

Grade sujeita a alterações

Objetivo

Possibilitar a definição de estratégias de implementação de indicadores para o desenvolvimento de um jurídico alinhado ao Business Plan da organização.

– Participe de um painel de gestão de escritórios terceirizados, em que será discutido como os escritórios terceirizados devem aperfeiçoar sua gestão para atender às demandas dos clientes.

– Saiba como definir indicadores eficazes para mensurar capacidade técnica, atendimento ao cliente e acordos com êxito do credenciado e SLA para contratação e escritórios.

– Conheça estudos de casos específicos sobre indicadores no consultivo, preventivo e em contratos. Faça parte de mesas que irão expor o provisionamento e contingenciamento utilizando indicadores precisos e indicadores no jurídico interno mensurando o desempenho da gestão de pessoas.

Público Alvo

– Escritórios de Advocacia
– Diretores e Gerentes Jurídicos
– Superintendentes Jurídicos
– Advogados
– Grupos de Departamentos Jurídicos internos de Empresas Públicas

Palestrantes

Alfredo Santana - Volvo
Antonio Carlos Pajoli - Cetelem
Daniela Domingues
Glauco Alves
Mara Pedrozo - Walmart
Marcelo Tostes de Castro Maia - Marcelo Tostes Advogados
Rodrigo Cerqueira Santos - Banco Safra

Investimento

R$ 2390 para inscrições pagas até 21/05

Incluso

– Material de Apoio Digital:
Palestras copiadas em pen drive

– Alimentação:
Welcome Coffee, Coffee break manhã/tarde e almoço

– Estacionamento do Hotel

– Certificado de participação no Seminário

Apoio

ADVOGADOS COLABORADORES
CAPITAL ABERTO
FDJUR
GEJUR
IBPT
IBRADEMP
SITE DO DIREITO

Inscrição