As novas regulamentações dos modelos de trabalho que ganharam espaço durante a pandemia e os seus impactos para as empresas foram os temas centrais do 4º Fórum Novas Relações Trabalhistas, dia 28 de setembro. Pela primeira vez em formato híbrido, o evento reuniu mais de 170 heads de 15 Estados em um dia imersivo de conteúdo prático para compartilhar cases e experiências que afetam diariamente gestores.
O fórum de negócios apresentou a visão do judiciário, de diretores jurídicos, de RH e de especialistas sobre os desafios para a retomada das relações trabalhistas pós pandemia em diferentes organizações. Foram debatidas as novas MPs 1.109 e 1.116 e a recente Lei 14.442/22 que regulamenta o teletrabalho e altera regras do auxílio-alimentação. O que mudou? Como as empresas devem se adequar corretamente?
O encontro esclareceu as atuais melhores práticas e estratégias que empregadores estão adotando com sucesso para a manutenção dos seus negócios e a retenção de profissionais qualificados.
Foi discutido com líderes de todo o Brasil as principais medidas e novas políticas para a implantação dos diferentes formatos, principalmente para o teletrabalho e o modelo híbrido. Foram esclarecidas questões urgentes sobre segurança jurídica para as empresas, mitigação dos riscos e aumento do grau de certeza sobre obrigações e deveres.
Especialistas apresentaram quais são os novos aspectos operacionais e jurídicos das relações de trabalho e as novidades sobre contratação, gestão e construção da cultura organizacional. Foi debatido as alternativas para lidar com controle de jornada, acordos coletivos e individuais, atuação em conjunto com outras áreas da empresa, diversidade e estruturação de comissões de prevenção.
Novidade: Foi um dia de palestras ao vivo (presencial, em São Paulo, e online, na Plataforma de Negócios da Conceito) e mais 7 dias inteiros de Networking na Plataforma com o seleto grupo de especialistas em direito trabalhista de todo o Brasil.
Debatido com indústria, mercado financeiro, varejo, saúde, educação e infraestrutura: Danone | Grupo Boticário | Arcos Dourados (Mc Donald’s) | Ford Motor Company | Magazine Luiza | AES Brasil | Itaú Unibanco | TRT da 2ª Região | Demarest | Ambev | Atrium LegalTech | Grupo Queiroz Galvão | Koerich | Gelco Gelatinas | Gerdau | Algar Telecom | Mundial | SuperVia | Eletrobras | Jusbrasil | FIEMG | Laticínios Catupiry | Unimed Mercosul | Wilson Sons | Elgin | Expresso Nepomuceno | Ciplan | Ecorodovias | Bauducco | Pay4Fun | Socic | Finep | VTEX | Fucef | Eletronorte | Viamar | ABCR | Santos Brasil | Votorantim Cimentos | Correios | BBOSCH | DotGroup | CERES | TexNeo | Machado Meyer Advs | Mattos Filho Advs e outras grandes bancas jurídicas!
Confira aqui como foi a última edição do Fórum Relações Trabalhistas que reuniu mais de 150 executivos em escala nacional.
Notícias:
Folha de SP | Nova lei altera regras sobre auxílio-alimentação e teletrabalho
Conjur | Necessidade de regulamentação do home office é consenso entre especialistas
Valor Econômico | Pandemia da covid faz disparar número de ações trabalhistas
08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
08h40 – Abertura pelo Presidente de Mesa
Nelson Mannrich
Professor da Faculdade de Direito da USP
09h00 – Visão do Judiciário sobre Novos Modelos de Trabalho e os Efeitos Práticos da Lei 14.442/22 e da MP 1.109 | Flexibilização e Segurança Jurídica
– Novas relações de trabalho: Uberização e Nomadismo Digital
– Necessidade de Regulamentação dos Aspectos Trabalhistas
– Principais Diretrizes Normativas e o Judiciário
Olga Fortes
Juíza do Trabalho do TRT da 2ª Região
Sônia Mascaro
Desembargadora do TRT da 2ª Região
10h00 – Momento Exclusivo de Perguntas e Respostas | Esclareça os Principais Desafios para a Retomada das Novas Relações de Trabalho
10h10 – Coffee Break e Networking no Fórum Presencial | Matchmaking na Plataforma Conceito
10h30 – Retomada das Relações no Ambiente de Trabalho | Importância da Diversidade e Debates sobre Assédio, Violência e Discriminação
– Case Magalu: Estruturação de comissões internas de análise e apuração
– Desafios sociais e como incorporar melhores práticas de igualdade e inclusão nas empresas
– Políticas de prevenção e enfrentamento
– Prevenção do Assédio Moral nas Relações Trabalhistas: O que passa a ser assédio nos ambientes virtuais?
Luiz Liporoni
Manager Corporate of Legal Regulatory, Strategic & Labor do Magazine Luiza
11h00 – Aspectos Legais para a Implementação do Modelo Híbrido e Remoto | Principais Desafios de Controlar ou Não a Jornada de Trabalho e seus Impactos na Cultura Organizacional
– Como manter o engajamento dos colaboradores em diferentes modalidades de trabalho?
– Como integrar, avaliar e gerir diferentes equipes à distância no ponto de vista jurídico?
– Responsabilidades efetivas do empregador e importância de novas políticas internas e aditivos de contrato de trabalho
Meire Corrêa Fontes
Gerente Sênior de Relações Trabalhistas & Sindicais e Gestão de Terceiros do Grupo Boticário
11h30 – Cenário das Negociações Sindicais Pós Pandemia | Papel Fundamental de Atuação das Áreas Trabalhistas e Sindicais nas Empresas
– Perspectivas para as relações trabalhistas com os acordos coletivos
– Estratégias para aproximar os funcionários do acordado e aumentar a transparência no processo
– A atuação Sindical como uma parceira do negócio para trazer segurança jurídica às organizações
Luis Claudio Casanova
Diretor Jurídico da Ford Motor Company
Alexandre Correia
Gerente Jurídico da Ford Motor Company
Roberto Baccaro
Gerente Sênior de Relações Sindicais da Arcos Dourados (Mc Donald’s Brasil)
12h20 – Momento de Perguntas e Respostas | Debata com Líderes as Estratégias que Impactam a Rotina das Empresas
12h30 – Pausa para Almoço e Networking | Matchmaking na Plataforma Conceito
14h00 – Reabertura do Fórum pelo Presidente de Mesa
Domingos Fortunato
Sócio do Mattos Filho
14h00 – Cases de Contencioso Trabalhista | Estratégias e Soluções para Minimizar os Custos e o Passivo Trabalhista
– Gestão eficiente do contencioso trabalhista para redução e prevenção do passivo
– Mecanismos de controle, governança corporativa e resolução de disputas para diminuição significativa da carteira de processos
Pedro Henrique Bernardelli
Gerente Jurídico e Regulatório da AES Brasil
14h30 – Jurimetria Preditiva Aplicada na Prática | Análise Preditiva de Processos como Ferramenta de Gestão de Litígios
– Como os escritórios e departamentos jurídicos podem utilizar a jurimetria preditiva para o aperfeiçoamento da gestão de litígios e carteiras
– Utilização da análise preditiva em perspectiva regional e nacional para gestão de carteiras e grandes volumes processuais
Rafael Drumond
Diretor Executivo da Atrium LegalTech
14h55 – Case Danone de Preventivo Trabalhista | Como Utilizar KPIs para Auxiliar a Atuação e Gestão do RH
– Criação de KPIs para melhorar as práticas do RH em benefícios, salário, insalubridade e demais ações
– Impactos das práticas de RH para as Ações Trabalhistas
Andreia Marcelino
Head of Legal Department da Danone
15h30 – Novos Desafios da Mobilidade Internacional | Ausência de Fronteira Física para a Relevância na Consecução do Trabalho
– Evolução legislativa do conceito de Teletrabalho
– Desafios empresariais em face da nova legislação (controle de jornada; cobertura e gerenciamento de benefícios; segurança da informação; novas formas de interação; relações sindicais; prevenção de doenças; pontos de cautela)
– Trabalho desenvolvido a partir do exterior: Novos Desafios
Cássia Pizzotti
Sócia do Demarest Advogados
16h00 – Momento de Perguntas e Respostas | Discuta as Principais Questões Trabalhistas para o seu Negócio
16h20 – Coffee Break e Networking no Fórum Presencial | Matchmaking na Plataforma Conceito
16h40 – Novas Regras Trabalhistas: Impactos Reais da Recente Lei 14.457/22 para as Empresas e Colaboradores
– Flexibilização dos regimes de trabalho na vigência da nova lei
– Programa Emprega + Mulheres e paridade salarial entre homens e mulheres
Ricardo Calcini
Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno
17h10 – Burnout e o Direito à Desconexão | Responsabilidades da Empresa para Garantir um Ambiente Seguro
– Doenças Ocupacionais: Responsabilidades efetivas de fiscalização e controle no que tange às normas de saúde, medicina e segurança do trabalho
Diego Munhoz
Gerente da Área de Saúde e Segurança de Trabalho do Itaú
Brunno Borges
Médico do Trabalho do Itaú
17h50 – Debate Final | Troque Experiências e Estratégias com Especialistas da Área Trabalhista
18h00 – Encerramento
Como o aumento do bem-estar dos colaboradores pode contribuir para os resultados?
– Case Reino Unido: 4 dias de trabalho x Tendências para o Brasil
– Estratégias para aumentar os resultados da empresa através de práticas para bem-estar, saúde mental e felicidade dos colaboradores
Renata Rivetti
Especialista em Felicidade Corporativa, Fundadora Diretora da Reconnect | Happiness at Work
– Conheça cases para a retomada das relações trabalhistas pós pandemia e a necessidade de regulação dos novos modelos, como o teletrabalho e home office
– Esclareça alternativas para diminuição do passivo trabalhista e minimizar os riscos das ações
– Discuta estratégias para sincronia entre os Departamentos de RH e Jurídico, visando a gestão das relações trabalhistas
– Debata as principais dúvidas sobre terceirização, acordos coletivos e individuais e os impactos da LGPD nas relações de trabalho
– Advogados
– Diretores Jurídicos e de RH
– Gerentes e Coordenadores
– Superintendentes e Controllers Jurídicos
– Gestores de Departamentos Jurídicos e de RH
– Sócios de Escritórios
– Consultores
– Magistrados
Evento Online:
1º Lote | R$ 1190 até dia 16 de setembro
2º Lote | R$ 1390 até dia 23 de setembro
Evento Presencial:
1º Lote | R$ 1790 até o dia 16 de setembro
2º Lote | R$ 1990 até o dia 23 de setembro
Valor do Evento| R$2190
Evento Online e Ao Vivo:
Plataforma Exclusiva de Negócios
O inscrito participou de todo o evento, de forma dinâmica e ativa, interagindo ao vivo com os palestrantes e enviando suas perguntas. Teve acesso individual como membro do Fórum e interagiu com outros executivos participantes do formato presencial. Nesse modelo online, similar ao LinkedIn, foi possível estreitar o networking, a troca de experiências e a apresentação de novas oportunidades de negócios com os membros do evento e palestrantes.
Evento Presencial:
Acesso Duplo ao Fórum: Virtual na Plataforma (proporcionou a troca de experiências e a apresentação de novas oportunidades de negócios com todos os membros do evento e acesso ao material de apoio digital) e Físico (possibilitou conversas pessoais, estreitando o networking com os executivos e a visitação de estandes). Em ambos os casos, o acesso ao evento foi integrado pelos canais e a experiência é completa.
Alimentação (Coffee Break Manhã, Almoço e Coffee Break Tarde)
Certificado de Participação no Seminário
Wi-Fi